Jangada News – 14 de setembro de 2018

Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 14 de setembro de 2018

Chegou o dia. É neste sábado (15)
o DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Sócios e velejadores estão mobilizados a participar do movimento que está envolvendo 200 países, 300 cidades brasileiras e 20 municípios gaúchos. Quem participar não esqueça de levar um par de luvas de borracha para proteção. Em caso de chuva forte, o cancelamento será comunicado no sábado pela manhã às duas portarias do Clube e na Escola de Vela Barra Limpa

comodoro

“Nossas saudações aos sócios do Clube dos Jangadeiros. Gostaríamos de deixar em nossa Jangada News um convite para participarem de um elenco de atividades que serão realizadas no Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (15). A proposta é pensar de maneira mais ecológica, mais responsável em relação aos dejetos que a nossa sociedade atual produz. O movimento que todos os clubes náuticos estão realizando é um ato simbólico de conscientização e educação sobre o descarte irregular de resíduos em nossas casas, espaços públicos, rios e oceanos e também dentro do nosso Clube. Conclamamos a todos a pensarem de uma maneira mais verde, mais ecológica, de auxílio e respeito ao próximo, que é o que o Dia Mundial da Limpeza traz como ideia principal.”

Comodoro Manuel Ruttkay Pereira

 

limpeza

 Vamos plantar mais 200 mudas nativas na Ilha?

Mais uma vez, lembramos que no sábado (22) será o momento de mais um plantio no Clube, das 10 às 16h. Desta vez, o Janga quer contemplar aqueles sócios que ainda não plantaram as suas mudas. Não perca! 

noticia

encontro

Vem aí o 1º ENCONTRO DE CLUBES E ENTIDADES NÁUTICAS DO RS, 29 a 30 de setembro,
no Iate Clube Guaíba

Mais uma vez a nossa MARINHA DO BRASIL, por meio do Comando do 5º Distrito Naval e da Capitania Fluvial de Porto Alegre, está de parabéns

capitao

Amaury Marcial Gomes Júnior convida todos a participarem do evento

Em uma bem-vinda e inovadora iniciativa, está sendo lançada na última semana de setembro uma vasta e diversificada programação gratuita, que tem o mérito de buscar a ampliação da mentalidade marítima e formar disseminadores de segurança na navegação.

O evento, aberto a toda a comunidade náutica – sócios, atletas, velejadores, equipes, além de autoridades da área ambiental, turismo, esporte e lazer, está recheado de palestras com temas de segurança, salvamento marítimo, metereologia, vias navegáveis do RS e também sobre a Sociedade Amigos da Marinha.

No segundo dia (30), é a vez de abordar temáticas de Primeiros Socorros, Meio Ambiente, o Programa Olímpico Brasileiro, a gestão das águas do Rio Grande do Sul. O ciclo de palestras encerra com a palavra do navegador Aleixo Belov e a sua visão sobre “Fraternidade, Navegando pelo Mundo”.

Não vai faltar animação no evento. No local haverá exposições de empresas do setor náutico e de apoiadores do evento, prova de arrais, apresentação musical com a marca de Renato Borghetti e bate-papo musical com o cantor Rodrigo Munari. E mais: jantar por adesão na Churrascaria Galpão Crioulo, almoço no Iate Clube Guaíba e, em paralelo, a Regata Amazônia Azul para a classe Optimist. INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA: www.ecenrs.com.br

“Queremos, com este primeiro encontro, aproximar a Marinha da comunidade náutica, promover a mentalidade náutica e incrementar a segurança na navegação”

Amaury Marcial Gomes Júnior, Capitão dos Portos de Porto Alegre

 

Velejar é preciso ! Os bons momentos do
VI CRUZEIRO REGATA POA-TAPES

Agenda imperdível dos velejadores dos clubes náuticos, o VI Cruzeiro Regata POA-TAPES, organizado por Danilo Chagas Ribeiro em parceria com o Veleiros, foi mais uma vez um grande prazer rodeado por muitas belezas,
regatas e boas risadas

poatapes

A aventura começou na sexta-feira em um dia ensolarado de feriadão rumo à Praia da Pedreira para visitar o Parque de Itapuã e pernoitar.

A chegada dos 30 barcos e cerca de 100 tripulantes em Tapes na tarde do dia seguinte, sábado, rendeu belas imagens e muitas premiações. À noite, os visitantes foram recebidos pelos anfitriões – o Clube Tapense – que está comemorando os seus bem vividos 50 anos de fundação, com o tradicional carreiro gaúcho, “o melhor da minha vida”, comentou Danilo. “O POA-TAPES é mais do que tudo um grande momento de confraternização de velejadores”, comemora o fundador do reconhecido site Popa.com.br, criado em 2002. No passeio teve premiação para quase tudo. Acompanhem:

Prêmio solidariedade – Jorge Fleck
Prêmio velejador mais antigo – Bruno Prisco (Priscão) e Geraldo Moeller
Prêmio ao barco com velejador mais jovem – Pedro Lima
Prêmio ao menor barco – Barco Aventura, um Delta 21
Prêmio ao barco com tripulação feminino – Regalo, com Mariana Teixeira e Thais Alves
Barco com comandante feminino – Pazzo Per Te, de Josiene Paim, Arachane, de Maximilia De Paula, e veleiro Elisa, de Karen Cainelli

NOTÍCIA

poatapes

agenda

agenda

“Aprendi tudo com o Senhor Henrique, mas tenho muito mais a aprender”

Fabiano Nascimento acompanha Dedá na arte de ser juiz de regatas nos campeonatos do Janga

fabiano e deda

Parceiros há mais de dez anos

Ele é quieto e sempre atento aos “avisos” do juiz de regatas Dedá De Lorenzi. Fabiano Nascimento Viana tem 40 anos, mais da metade deste tempo de vida presta serviços ao Jangadeiros e nos últimos anos é fiel parceiro do “querido e respeitado por todos” Carlos Henrique De Lorenzi em praticamente todas os campeonatos que acontecem no Jangadeiros. Foi com este campeão mundial de Snipe e experiente juiz nacional de regatas, inclusive nas Olímpíadas de 2016, que ele aprendeu tudo sobre as regras de uma disputa nas águas. “Tenho muito a aprender ainda”, diz Fabiano.

“Fabiano é uma pessoa que está trabalhando comigo há 10 ou 12 anos e eu tentei passar tudo o que eu sei para ele sobre regatas, tempo, mudanças de raia e tudo, e ele sem sombra de dúvida assimilou muito bem e podemos considerar que é um juiz estadual de regatas muito bom”, elogia Dedá. Fabiano chegou no Clube menino, aos 14 anos, por meio de um cunhado que trabalhava na manutenção do Clube. Começou na área de jardinagem e depois foi para o Porto aprender a ser tratorista. “Foi nesta época que o senhor Henrique me conheceu e começou a me levar para as regatas.

agenda

Mais da metade dos seus 40 prestando serviços ao Janga

No Clube, Fabiano começa a sua rotina de trabalho cedinho. “Chego em torno das 7h, embora meu horário é 8h30min. Fora do Janga, o grande prazer é estar com a mulher Rosemari e com a filha de 18 anos, a Ketly. Gremista pouco entusiasmado, explica resumidamente um processo fundamental dentro do barco em momentos-chave de uma competição: o acionamento das bandeiras.

“Espero o seu Henrique dar as ordem para levantar as bandeiras nas horas certas. Exemplos: a banderia de RECON alerta os velejadores que a largada da regata está atrasada. A bandeira papa pede atenção para os cinco minutos que faltam para a largada da regata. Existe também a bandeira de chamada individual para o barco que “escapou”, aquele que saiu na frente dos demais, e a bandeira da “Chamada Geral”, quando mais da metade dos barcos largam antes da hora, eles precisam retornar e começar a regata do zero”, explica Fabiano.

“Gosto de trabalhar na água e quando não estou no barco cuido de toda a manutenção dos barcos do Clube. São três: o Leopoldo Geyer, uma homenagem ao fundador do Clube e utilizado pela comissão de regatas, o Barra Limpa, distinção ao velejador Barra Limpa que faleceu prematuramente e graças a sua família foi construída na época a Escola de Vela, e o Mestre Dorival, em homenagem a um antigo funcionário que contribuiu muito na construção da Ilha”, explica.

agenda

No Dia da Criança, vamos ter torneio de Futebol no Janga. Já inscreveu seu filho?

A Escola de Vela Barra Limpa está aguardando as inscrições da garotada de 10 a 13 anos. Estimule a participação. Mesmo sem um time formado, será possível competir. O professor Ernani Angelim Costa, coordenador técnico da Atletas Esportes, vai cuidar de agrupar as turmas a partir de inscrições,
que tem data limite em 30 de setembro

futebol sete

Evento:  TORNEIO DE FUTEBOL SETE – DIA DA CRIANÇA
Data:       6 outubro
Local:     Campo de futebol do Clube
Horário:  9h às 14h
Público:  Sócios do Janga e equipes convidadas 

Condições para participar

Apresentar identidade com foto no dia do jogo;
Pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 25, por atleta, para sócios. Equipe convidada pela organização pagará R$ 35 por atleta;
Preecher ficha de inscrição na Escola de Vela, com nome completo e data de nascimento.

TIAGO BRITO e ANTONIO ROSA são TOP 5 no 48º Sul-brasileiro de Snipe. GABRIEL KIELING e GIOVANNE PISTORELLO ficam no TOP 10

Parabéns a todos os atletas que participaram do campeonato na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê, mesmo local onde será disputada a Copa Brasil de Vela, em novembro

noticia

O título é dos paulistas Mario Júnior e Anderson Brandão, da Escola de Vela de Ilhabela. Vice-campeões da etapa, Alexandre Paradeda e Anna Julia venceram na categoria Misto.

A disputa em Jurerê teve um ar ainda mais empolgante, pois em novembro o Clube de Santa Catarina receberá as melhores duplas do país para as disputas da Copa Brasil de Vela e a competição será válida como seletiva Pan-Americana para os Jogos de Lima, no Peru.

Vale lembrar que a formação da equipe que representará o país no evento em 2019 se dará por uma dupla mista, daí a importância do entrosamento no Sul-Brasileiro de Snipe.

Para mais informações: https://bit.ly/2MqUQtb

noticia

noticia

noticia

noticia

noticia

noticia

Texto : Com o Clube de Santa Catarina
Foto: Green Multimídia

COB define lista de atletas para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018

Orgulho do Janga. Nosso atleta Guilherme Plentz é o único do RS que está neste time que vai representar o Brasil de 6 a 18 de outubro. Mesmo estreante na classe BIC Techno 293, o jovem de 17 anos alcançou a classificação

guilherme

O time Brasil terá 81 atletas entre 15 e 18 anos competindo em 25 modalidades. “Os Jogos Olímpicos da Juventude são uma oportunidade única de proporcionarmos aos mais promissores atletas da nova geração do esporte brasileiro a primeira experiência olímpica de suas ainda curtas carreiras. O mais importante neste momento é criamos um ambiente positivo para que a vivência olímpica deles seja a melhor possível”, afirmou Sebástian Pereira, gerente executivo de Alto Rendimento do COB e chefe da Missão Brasileira em Buenos Aires.

Capital da Argentina vai receber 4 mil atletas de 205 países

Esta será a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. Em Cingapura 2010, o Brasil conquistou sete medalhas e em Nanquim 2014 foram 15. Esse ano, a capital da Argentina receberá aproximadamente quatro mil atletas de 205 países para a disputa de 36 modalidades e 280 provas. Além das competições esportivas, o evento terá ainda uma programação educativa e cultural oferecida pelo Comitê Olímpico Internacional. O evento também apresenta novos formatos de modalidades, como o basquete 3×3, que fará sua estreia na versão adulta, em Tóquio, 2020, o kiteboard, classe da vela que está no programa de Paris 2024, e o ciclismo BMX freestyle, que visa uma aproximação com o público jovem.

DICA CULTURAL

Exposição “Etnos”, do Santander Cultural, reúne 160 máscaras de diferentes culturas

Se você ainda não foi, vale conferir !

noticia

Com cerca de 160 máscaras de dezenas de culturas, a mostra é um convite para refletir sobre o que há de único e universal nesses artefatos, considerados manifestações de visões de mundo. A proposta vem de Marcello Dantas, um dos principais curadores do país, reconhecido por mostras que empregam novos meios tecnológicos e são sucesso de público. “A máscara é uma espécie de passaporte para outro mundo”, diz Marcello.

dica cultural

dica cultural

Fotos e texto: ZH

agenda

 NOTÍCIAS PUBLICADAS NA IMPRENSA

 

Notícias do Mar

https://bit.ly/2xfalQ5

noticia

 

Esporte Alternativo

https://bit.ly/2Qw1ZeM

noticia

 

Portal da Ilha

https://bit.ly/2NgfrFJ

noticia

 

 

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram