Jangada News – 10 de junho de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 10 de junho de 2016

Velejaço de Inverno está chegando

Você já se programou? No próximo sábado (18), vai acontecer o Velejaço de Inverno! A largada é às 11h no Clube, com previsão de chegada à Praia do Tranquilo às 13h, onde será oferecido um carreteiro pelo valor de R$25,00. Para participar é necessário preencher uma ficha de inscrição, disponível na Secretaria do Clube. O evento é destinado aos sócios cruzeiristas. Hoje o Janga é, em sua maioria, formado por eles: são mais de 180 sócios dessa classe!
    Pedro Boletto, Diretor de cruzeiro do Jangadeiros

Os cruzeiristas usam os barcos, principalmente, para lazer. O espírito aventureiro também é característica marcante da classe. O sócio Paulo Angonese que o diga. Cruzeirista há 15 anos, as expedições feitas já incluem todo o Guaíba, Lagoa dos Patos e a Lagoa Mirim quase inteira. Mas a aventura que mais o emocionou foi ajudar a carregar o barco San Chico 3, do amigo Francisco Freitas, até Punta del Este e, posteriormente, Buenos Aires, o que durou cerca de uma semana.“A companhia foi excelente e a aventura também. Chegar à capital argentina velejando foi o máximo”. Outro passeio que guarda na memória com carinho foi uma regata que vai de Assunción (Paraguai) até Corrientes (Argentina), que participou a convite de um amigo argentino. “O visual era fantástico, e foi um passeio diferente, conheci lugares novos participando de uma regata. Foi genial”. Com tanta bagagem e paixão pela vela, é certo que Paulo já está agendado para o Velejaço de Inverno. Ele conta que participa sempre que pode, junto com a esposa Cíntia e a filha Kauana. “É uma oportunidade de encontro com outros velejadores cruzeiristas e sempre é interessante fazer esses passeios organizados. Eu e minha família adoramos”.

Everton Jung, dono do barco Picumã, também não perde o passeio por nada. Ele conta que veleja quase todos os fins de semana, e, claro, já está com a data reservada para participar do evento junto com a esposa, Eliane. “Para mim, que velejo para caramba, este evento é excelente. Participo de todos que o Clube faz, é sempre bom rever os amigos também. Velejar é o meu vício”.

A organização está a cargo do Diretor de Cruzeiro Pedro Boletto. Ele explica que o Velejaço de Inverno será no estilo regata, com distribuição de medalhas até o 5º lugar. A flotilha será acompanhada por funcionários do Clube, para garantir que tudo ocorra com muita tranquilidade. Segundo Pedro, é a segurança de eventos como este que motivam o sócio cruzeirista a participar. “Muitas vezes, o cruzeirista tem vontade de sair, mas tem receio de velejar sozinho. Nestes eventos, em que a flotilha se reúne com um destino definido, eles se sentem muitos seguros”.

 
À esqueda, Paulo Angonese, sócio cruzeirista. À direita, Picumã, barco do Everton Jung

Pedro conta ainda que geralmente a flotilha faz pernoite, mas dessa vez, por causa do frio, o retorno está previsto para o fim da tarde. Quem quiser estender o Velejaço, é recomendado que passe a noite no Araçá ou na Chaminé. “Como é o primeiro evento do ano, vamos começar devagar para que o pessoal vá se acostumando, por isso optamos por apenas passar o dia”. Mas não se preocupe, a estrutura do local conta com churrasqueira coberta para proteger das temperaturas baixas.

Não fique de fora! Anota no calendário, convide os amigos, a família, traga o violão e venha participar desta grande festa dedicada aos sócios cruzeiristas.

“Queremos esvaziar os trapiches e ver todos os barcos na água.” Pedro Boletto


Confira o roteiro que será percorrido pelos cruzeiristas

Fotos de época e depoimentos emocionaram no evento que comemorou mais de seis décadas da história da Flotilha de Snipe do Jangadeiros

Confira a galeria de fotos do evento aqui

“No mundial de 67, nas Bahamas, éramos a única dupla com barco de madeira. Todo mundo tinha barcos modernos, de fibra. Quando ganhamos, o pessoal tirava foto do nosso barco e não acreditavam que tinham perdido”, contou Carlos Henrique de Lorenzi, o Dedá, um dos muitos personagens que deixaram sua marca na Flotilha Snipe, ao relembrar a emoção da conquista do primeiro mundial do Clube. Foram através de histórias como essa que os presentes viajaram pelos mais de 60 anos da Classe. O tal barco de madeira, aliás, é o Quero-Quero Snipe 12115, que ficou exposto no lado de fora do salão, para quem quisesse conhecer e tirar fotos de uma das embarcações mais vitoriosas do clube.

 
Com um clima descontraído e familiar, o evento, que aconteceu no sábado (4), lotou o Espaço Gourmet do Clube Jangadeiros. Entre os presentes, atletas de diferentes gerações que fizeram parte desta história. Um deles é o jovem Tiago Matzenbacher Brito, de 20 anos. A sua mãe, Valéria Brito, foi a responsável pela criação da Jangadinha, onde Tiago começou a ter aulas de Vela. Hoje, ele é bicampeão brasileiro da classe 420. Na classe Snipe, correu o Mundial Júnior e o Sulamericano. “Acho importante eventos assim, a troca de experiências com o pessoal mais antigo é muito legal e motiva a gente a velejar de Snipe”.

Outra atleta da nova geração que também foi prestigiar o evento é Geórgia Rodrigues da Silva, de 24 anos. Em 2015, Geórgia uniu forças com Alexandre Paradeda para competir o campeonato Pan-Americano em Toronto pela classe Snipe, mas, desde então, admite ter deixado a vela um pouco de lado. “Por falta de tempo, não consigo praticar o esporte tanto quanto eu gostaria, e eventos como esse me deixam com mais vontade de velejar. É sempre ótimo conversar e rever todo mundo”.
 

O evento também agradou aos mais experientes, como Marco Aurélio Paradeda, que o descreveu como “uma ideia maravilhosa”. Marco Aurélio é mais um personagem destaque do Snipe. Na Classe, competiu por mais de 20 anos e conquistou títulos importantes como um Sul-Americano, três brasileiros, um Hemisfério Ocidental e o 3º lugar no Mundial. “A Flotilha Snipe do Janga tem uma história muito rica. É importante relembrar, em eventos como esse, todas essas décadas de vitórias e êxitos que os velejadores tiveram”.

O atual capitão da Flotilha Snipe, Gabriel Kieling, 27 anos, foi o responsável por abrir a apresentação. Ele começou dizendo que “resgatar tantos anos e momentos não teria sido possível sem a ajuda de muitas pessoas. A classe Snipe marcou o Clube e este encontro quer relembrar isso”.
 
Entre uma foto e outra, pausa para contar a história daquela imagem no telão, um dia distante mas que ainda permanece com riqueza de detalhes na memória dos que fizeram parte do momento, como Waldemar Bier, que lembrou como chegou a competir o mundial de 1959. “O Gabriel Gonzáles, que disputaria o mundial junto com Nelson Piccolo, estava indo do Jangadeiros para casa, pela praia, quando pisou em cacos de vidro e teve que deixar a competição. Como o campeonato era disputado aqui no Clube, a diretoria se reuniu e, de última hora, decidiu que eu o substituiria”.

A lembrança de Luiz Szabo, sócio que muito fez pelo clube, inclusive ocupando o cargo de Comodoro e Vice-Comodoro, e que faleceu em maio deste ano, foi um dos momentos mais emocionantes do churrasco. Nando Krahe, atleta destaque que faleceu em 2012, também não foi esquecido pelos organizadores.

“Não há dúvidas de que encontros como esse são absolutamente necessários e bem vindos, onde resgatamos uma parte importante da história do clube, uma história bonita. É também uma maneira leve de passar essas informações para os jovens que hoje velejam na classe Snipe, para que eles conheçam a história da Flotilha”, disse o Comodoro Manuel Ruttkay Pereira. Ele ainda ressalta que este foi o primeiro evento oficial do Janga realizado no Espaço Gourmet desde a finalização da reforma, que aconteceu há cerca de duas semanas.

Um dos organizadores do evento e atleta da Flotilha Snipe, Guilherme Medaglia, 20 anos, foi o responsável por coletar as fotos e fazer a montagem dos preciosos slides, com fotos de diferentes épocas e informações ricas sobre a Flotilha. Não deixe de “curtir” o link abaixo, é imperdível.

http://jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2016/06/FLOTILHA-SNIPE-PPT.pdf

Flotilha de Oceano: Jantar para relembrar histórias e juntar os amigos

Ainda no dia 18 (sábado), a Flotilha de Oceano convida a todos para participar de um jantar da classe, marcado para as 19h no Restaurante da Ilha. No cardápio, as massas são o prato principal.

Segundo o organizador, Francisco Freitas, esta é uma oportunidade para juntar toda a flotilha em um ambiente descontraído e leve. No evento haverá um telão onde vão ser exibidas imagens dos eventos velejados em POA e fotos de Ilhabela. “O objetivo das fotos é aproximar a vela do público, relembrar histórias e permitir que os velejadores consigam se enxergar”, explica Francisco.

No evento, que é aberto ao público, ainda vão ser sorteadas três diárias na pousada Albergo Dei Fiori, em Imbituba (SC), e produtos equinautic!

Os ingressos custam 40 reais e podem ser adquiridos na Secretaria Esportiva. O dinheiro arrecadado vai cobrir parte do custo da viagem do barco San Chico 3 para participar da Semana de Vela de Ilhabela, que é o Sulamericano da Classe ORC.

“É um evento para criar momentos agradáveis com a vela de oceano, relembrar histórias e se divertir.” Francisco Freitas

Jangadeiros de Luto


Com muito pesar comunicamos o falecimento da estimada sócia e amiga Dircinha Piccolo, esposa do nosso velejador campeão mundial Nelson Piccolo. O Clube Jangadeiros se solidariza com o luto da família e amigos neste triste momento. A família de Dircinha Piccolo agradece aos amigos e familiares pelo carinho, conforto e toda a solidariedade expressados neste momento de dor e convida para a Missa de Sétimo Dia que será celebrada no domingo, dia 12 de junho, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças – Av.
Wensceslau Escobar, 2380.

“A Dircinha era uma pessoa muito vinculada ao Jangadeiros, que viveu e frequentou intensamente o Clube, especialmente porque fazia parte de uma família extremamente tradicional por aqui, já que seu esposo é o multicampeão Nelson Piccolo. Como proprietários de uma veleria conhecida nacional e internacionalmente, sempre colaboraram na manutenção dos barcos de propriedade do Jangadeiros e da Escola de Vela. Dircinha abraçou o Clube, ajudando no que fosse preciso.”  Manuel Ruttkay Pereira, Comodoro

“O Nelson era meu amigo de infância, e a Dircinha teve uma importância muito grande na vida dele. Foi uma companheira de todos os instantes. Sempre muito presente no Clube, ajudava o Jangadeiros em todos os momentos necessários. Ela era uma pessoa de bem mesmo.” Paulo Renato Paradeda

Paulo Renato Paradeda recebe título da Marinha do Brasil

O Presidente do Conselho Deliberativo do Jangadeiros, Paulo Renato Paradeda, foi promovido ao grau de Oficial na Ordem do Mérito Naval. Esta é uma honraria aos militares da Marinha que se destacaram no exercício da profissão, e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, assim como personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços à Marinha do Brasil. A cerimônia ocorreu na manhã de hoje (10), em Rio Grande.
Oficial da Marinha junto com Paulo Renato Paradeda,
vice-almirante Victor Cardoso Gomes, comandante do 5º Distrito Naval,
e Pedro Pesce, no Coquetel realizado no N.Ve Cisne Branso, em 22 de abril

“Estou muito feliz. Isso é fruto de uma colaboração muito grande que todo o Clube Jangadeiros tem com a Marinha. Além disso, eu também trabalho há muito tempo na Sociedade dos Amigos da Marinha, então essa relação é muito estreita. É bonito receber este reconhecimento.” Paulo Renato Paradeda

Regata Nando Krahe adiada!

 

Devido a previsão de frio e ventos fortes, a Regata Nando Krahe, que aconteceria neste sábado (11), foi adiada para o dia 3 de setembro.

 Faltam duas semanas para o Arraial dos Jangadeiros!

Você já marcou no calendário? Convide seus amigos para vir pular fogueira, dançar quadrilha e se divertir com as tradicionais brincadeiras juninas. Vai ter por aqui barraquinhas de pescaria, argolas, boca do palhaço, pula-pula e piscina de bolinhas. E não se preocupe porque a pipoca, pinhão e o cachorro-quente estão garantidos!

Lembre: é dia 25 (sábado), a partir das 15h, no Pavilhão dos Monotipos. Em caso de chuva, o evento vai ser transferido para o dia 2. O programa é para sócio e seus convidados.

Participe desta festa!

Jangadeiros na semifinal do Mundial Open de Hobie Cat 16

Começou na madrugada desta quinta-feira, horário do Brasil, as regatas válidas pela semifinal do Mundial Open de Hobie Cat 16, realizado em Dupeng, na China. Com quatro regatas já disputadas, Mário Dubeux e Thaís Langer somaram 46 pontos, e ocupam a 30ª posição; João Kraemer e Lawson Beltrame acumulam 47, ocupando a 31ª colocação. A competição termina no dia 14, próxima terça-feira, até lá nossos atletas farão de tudo para chegar as finais e subir no pódio.

Súmula: http://hobieworlds.com/results/

 Já anotou? Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes está com inscrições abertas!


Você leva jeito para escrever? Já pensou ter seu trabalho publicado em um livro? Essa é a sua chance! Até o dia 30 de junho você pode se inscrever no Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes. O tema é de livre escolha e você pode optar por uma dessas três categorias: poesia, crônica ou conto.

As três melhores obras de cada gênero literário vão receber prêmios em dinheiro, além de serem editadas em livro. Para participar, é necessário ter mais de 16 anos. O Prêmio de Literatura é uma iniciativa do convênio firmado entre o Sindi-Clube e a FENACLUBES e feito em parceria com a Academia Paulista de Letras (APL), que formará uma comissão julgadora composta por especialistas em cada categoria para analisar os textos inscritos.

Portugal cada dia mais perto

Os treinos dos atletas de Optimist estão a todo vapor! Gabriel Kern, Giovanne Pistorello e Guilherme Plentz, viajarão para Portugal para a disputa do Mundial de Optimist, que começa no dia 25 de junho e segue até 4 de julho. Com a proximidade da competição, nossos velejadores estão cada vez mais focados para enfrentar esse desafio, que não vai ser fácil: são mais de 230 competidores, que também vão dar tudo para poder erguer a taça de Campeão Mundial!

  Boa sorte, meninos. O Janga confia no talento e preparação de vocês!

Ajude o próximo: Campanha do Agasalho 2016

Ainda estamos no outono, mas o frio já chegou ao Sul do país! Que tal ajudar aqueles que estão encarando as baixas temperaturas com muitas dificuldades? O Jangadeiros está recebendo agasalhos, sapatos, cobertores, fraldas e produtos de higiene pessoal para doar a quem mais precisa. A coleta está sendo feita na Central de Eventos e Secretaria Administrativa do Clube, das 9h às 18h.

Contamos com sua colaboração!

Jangadeiros com acesso limitado


No domingo (12), a capital gaúcha será palco da Maratona Internacional de Porto Alegre e com isso, algumas ruas da cidade terão o trânsito prejudicado. Como vias da zona sul servirão de pista para os corredores, incluindo a Av. Wenceslau Escobar, o acesso ao Jangadeiros deve ficar limitado. As largadas da maratona acontecem entre 6h45min e 7h15, e a previsão da EPTC é que até o início da tarde as ruas permaneçam bloqueadas.

Confira o itinerário da corrida no link e saiba como se planejar: https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=18marVSvBf4j97V9LCOJYpJpYzmw

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site