Jangada News – 11 de novembro de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube dos Jangadeiros. Porto Alegre. Edição 11 de novembro de 2016

 

Década de 1980: a criação do Troféu Cayru


Com a inauguração da Ilha em 1980, nosso Clube passava a ter um novo e belo espaço para oferecer mais alternativas aos associados. A década foi marcada por algumas mudanças na nossa infraestrutura, inúmeros títulos nacionais e internacionais, mais uma participação olímpica, mas, principalmente, pela criação de um dos nossos maiores tesouros: o Troféu Cayru.

Década de 1980

Comodoros: Edmundo Soares, Carlos Franco Voegeli, Luiz Fernando Velasco, Pedro Oliveira, Jorge Debiagi, Luiz Szabo Adasz e Marco Aurélio Paradeda.

Presidentes do Conselho Deliberativo: Claudio Aydos, Gastão Altmayer, Carlos Franco Voegeli, Edmundo Soares e Ary Burger.

1981

No dia em que o Clube completava 40 anos foi inaugurado, na entrada da Ilha, um monumento com uma placa alusiva à conclusão das obras. O novo espaço ainda seria aumentada em mais duas ocasiões.

Neste mesmo ano, foi instituído pelo Comodoro Carlos Voegeli o Troféu Edmundo Soares. A honraria premia anualmente, no aniversário do Clube, o velejador destaque da temporada.

O início da década também marcou o princípio de uma hegemonia no 470. Vitor Hugo Schneider e Cícero Hartmann venceram o Sul-americano da classe.

1982 a 1983

No ano seguinte, mais títulos do atletas do Jangadeiros. Vencemos o Mundial Júnior de Penguin com Luiz Fernando Bloss e Alexandre Hartmann e também o Brasileiro de 470 com Vitor Hugo Schneider e Cícero Hartmann. A mesma dupla voltaria a conquistar o Sul-americano da classe no ano seguinte.

Em 1983, ganhamos também a medalha de ouro no Pan-americano de 470. José Luiz Ribeiro e Paulo Ribeiro foram os campeões da competição.

Paulo Roberto Ribeiro, Medalha de Ouro no Pan-Americano, é recepcionado pelo amigos (1983)

Paulo Roberto Ribeiro, Medalha de Ouro no Pan-Americano (1983)

1984

Em Los Angeles, atletas do Clube dos Jangadeiros, pela segunda vez, representavam o país em uma Olimpíada. Desta vez, Marco Aurélio Paradeda voltava aos Jogos Olímpicos ao lado de Peter Rolf Nehm no 470. A dupla terminou na 13ª colocação.

Por falar em 470, vencemos mais um brasileiro da classe neste ano. José Luiz Ribeiro e George Nehm levaram o troféu para casa.

1985

Neste ano, o Clube organizava mais um campeonato internacional. Sediávamos o Sul-americano de Optimist, novamente com muito sucesso.

E os títulos? Foram três. O Sul-americano e o Brasileiro de 470 ganhos por Jorge Aydos e Pedro Chiesa e José Luiz Ribeiro e Guilherme Correia dos Santos, respectivamente. Além do Mundial de Penguin, vencido por Luiz Fernando Bloss e Claudia Oliveira.

Flotilha da Jangada rumo ao Brasileiro de Optimist (1985)

1986

No ano seguinte, os títulos continuavam a surgir. Novamente, fomos campões do Brasileiro de 470, desta vez com os irmãos Vitor Hugo e Alexandre Schneider, e também conquistamos o Brasileiro de Super Cat com Nelson Piccolo. Título este que Nelson defendeu até 1989.

Se os títulos não paravam, as obras também não. No extremo norte da Ilha, construía-se um pavilhão de oficinas para pintura e reparos.

1987 a 1989

Os próximos três anos também foram de diversas conquistas dos nosso atletas. Vencemos o Sul-americano da classe Europa, com Alexandre Paradeda e novamente o brasileiro de 470 com Vitor Hugo e Alexandre Schneider – título que continuaria no Clube por mais três anos. Em 1988, vencemos ainda o Brasileiro de Optimist com Ricardo Paradeda.

1990

Mas foi no ano de transição de uma década para outra que foi realizado o maior feito: a instituição do Troféu Cayru. O campeonato é uma homenagem ao idealizador e criador do Clube, Leopoldo Geyer, e leva no nome o batismo de uma das embarcações do nosso patrono. A competição para veleiros de Oceano e Cruzeiro é disputada anualmente e já está na sua XXVI edição.

 

 

Clube dos Jangadeiros sediará o Campeonato Mercosul de Rádio Controlado de 1m

De 12 a 15 de novembro o Clube dos Jangadeiros receberá, pela segunda vez consecutiva, o Campeonato Mercosul de Rádio Controlado de 1m (categoria IOM). Já estão confirmados a participação de 30 barcos da Croácia, Estados Unidos, Portugal, Bahamas, Argentina, Uruguai e Chile. A solenidade de abertura acontece às 11h30min de sábado (12). O evento também servirá como uma avaliação para o Clube sediar o mundial da classe em 2018.O evento também servirá como uma avaliação, já que existe a possibilidade de que o Clube sedie o mundial da classe em 2018.

“Nós convidamos os associados para apreciar essas regatas. É muito bom conhecer os barcos, as últimas novidades. Inclusive, vai participar do nosso campeonato velejador croata que é, atualmente, o campeão mundial da classe”, destaca o diretor de regatas do Clube, Dedá.

 

Clube dos Jangadeiros recebe o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat (Brascat) em 2017

Boa notícia para o Jangadeiros e para o turismo de Porto Alegre. O Clube foi escolhido para sediar o Brascat em 2017. A competição acontece na semana de 15 de novembro do próximo ano e deverá reunir na capital pelo menos 65 atletas das categorias HC 14 (individual) e HC 16 (dupla), jovem e adulto. Os vencedores representam o país no campeonato mundial, que será disputado na França em 2018.

“Um campeonato brasileiro no Jangadeiros sempre reforça o prestígio que temos junto à comunidade náutica. É a continuidade de uma tradicional trajetória que conquistamos com muito trabalho e títulos nacionais e internacionais. A hospitalidade do gaúcho, as nossas raias do Rio Guaíba, muito boas para competições de barcos monotipos, são outros diferencias do nosso Estado e do nosso Clube”, afirma o comodoro do CDJ, Manuel Ruttkay Pereira.

Para sediar o evento, o Jangadeiros competiu com outros clubes náuticos da região Sul e Sudeste do país. Além da organização e a pontualidade na entrega dos documentos, outros fatores pesaram na escolha pelo Jangadeiros, conforme enumera o capitão da flotilha da classe, Mário Dubeux. “A nossa ótima infraestrutura, nossa experiência na realização de campeonatos e o fato de o Rio Grande do Sul ter a maior flotilha da classe no Brasil pesaram na decisão”.

É a segunda vez que o Clube recebe o principal campeonato nacional da classe. Em 2005, o CDJ também foi sede da competição.

 

Sócio Alcy Cheuiche na 62ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre

Desde o dia 28 de outubro, a capital gaúcha está em clima da 62ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Cheio de atrações, o evento é um verdadeiro paraíso para os amantes da literatura. Entre os tantos títulos oferecidos nos estandes, é possível encontrar algumas das obras do escritor Alcy Cheuiche, também sócio do Jangadeiros.

“A minha inspiração maior para escrever sempre foi relacionada à história. Eu tenho ligações de família, que são muito fortes, pelo lado paterno. Além de ser Cheuiche, eu sou Vargas, da linha de Getúlio. Então, eu me criei com aquilo, ouvindo as histórias. Acabou que depois eu escrevi um livro sobre ele, chamado Mestiço de São Borja”, explica.

Foi também através da literatura que Cheuiche chegou ao Jangadeiros. Há muitos anos, ele começou a leitura da obra Velejando o Brasil, de Geraldo Linck. O livro agradou tanto que ele resolveu dedicar sua coluna semanal no Correio do Povo ao assunto.

“Aí o Geraldo Linck gostou muito e pediu ao editor se ele podia nos apresentar. Então, tivemos um almoço juntos, simpatizamos muito um com o outro e ele me convidou para frequentar o Clube. Quando o Jangadeiros completou 65 anos, eu fui patrono da Feira do Livro de Porto Alegre e o Clube me fez uma homenagem. Tudo porque quando me perguntaram o que eu gostava de fazer mais no fim de semana, disse que era ir para o Jangadeiros”, completa Cheuiche.

Se você ainda pretende passar na Feira do Livro antes do seu encerramento, na o próxima terça-feira (15), confira duas dicas do nosso escritor de lançamentos na Feira do Livro:

 

 

Capuccino, de Ariane Severo (também sócia do Jangadeiros e esposa de Alcy Cheuiche): livro de contos, alguns em outros idiomas, e vários deles ligados à temática de navegação. Foi lançado na segunda-feira, dia 7.

 

 

 

 

Mulheres extraordinárias (vários autores): produzido por alunos da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche, o livro reúne contos inspirados em mulheres da História e da Contemporaneidade.

 

 

 

Também não deixe de buscar a obra Guerra dos Farrapos, que traz detalhes de como aconteceu a Revolução Farroupilha. De autoria de nosso sócio escritor, ela está em sua 11ª edição e é o seu maior sucesso.

 

 

 

Mas Cheuiche e Ariane não são os únicos literatos dos Jangadeiros. Luiz Fernando Velasco também é um apaixonado pela escrita – e pela arte de velejar. Não por acaso, resolveu unir as duas paixões em um só lugar.

“Sempre que eu ia velejar na Lagoa dos Patos, eu queria buscar informações, mas não encontrava em nenhum lugar. Então, comecei a pesquisar e escrevi um pequeno diário, que era publicado no jornal do Clube. Foi assim, através de uma sugestão de Geraldo Linck, que resolvi publicar Caminhos da Lagoa dos Patos”, relembra Velasco.

 

 

Caminhos da Lagoa dos Patos, Luiz Fernando Velasco: diário que traz informações geográficas, fotos e histórias sobre a maior lagoa costeira da América do Sul.

 

 

Talvez este último exemplar você já não encontre nos estandes da Feira do Livro, mas pode adquiri-lo na loja Equinautic do Clube.

Festa de final de ano da Flotilha da Jangada

Se você ainda não tinha planos para a noite de sábado, dia 18 de novembro, agora tem. Afinal, ninguém vai querer perder a festa de final de ano da Flotilha da Jangada, não é mesmo? O evento acontece às 20h no Restaurante da Ilha e a presença do associado é muito importante.

“Convidamos a todos a prestigiar a Noite do OP! Será um momento de confraternização e comemoração dos resultados da Flotilha da Jangada no ano de 2016. Além disso, faremos um resgate dos feitos do Optimist nos 75 anos do Clube dos Jangadeiros”, convoca Cláudia Balestrin, Capitã da Flotilha da Jangada.

Os ingressos estão à venda na Secretaria da Escola de Vela Barra Limpa (EVBL) e custam R$ 40,00 por pessoa. No cardápio, galeto e saladas. Toda a arrecadação do evento será convertida em prol da Flotilha de Optimist para subsidiar a sua ida aos campeonatos de 2017.

 

Click do associado: o olhar de Fernando Horlle

 

A Jangada News volta com um espaço que deu muito certo em edições passadas, o Click do Associado.É a chance de compartilhar seus lugares e paisagens preferidos dentro do Jangadeiros com os outros sócios.

É só entrar em contato com a gente pelo Facebook do CDJ e enviar os seus cliques. Hoje é a vez do associado aspirante Fernando Horlle dividir suas imagens conosco. “A mistura entre natureza, esportes e amigos faz com o que os melhores momentos da semana aconteçam no Jangadeiros”, destaca.

“Uma das minhas prediletas e narra uma tarde quente de inicio de verão, acontecendo o batizado dos alunos da EBVL na piscina do clube”

 

“Pôr-do-sol mais bonito do mundo e visto do lugar mais privilegiado”

 

“Final de semana comum nas margens do clube: sol, regata e natureza”

 

“Cantinho gostoso de tomar um chimarrão, fazer um piquenique e se reunir com a família”

 

Churrasqueiras cobertas: mais uma opção para você

 

Quer aproveitar o final de semana para reunir os amigos? Uma alternativa é usar as novas churrasqueiras cobertas do Clube dos Jangadeiros e preparar aquele assado.

Para utilizar o espaço, a regra é simples: basta chegar cedo, conversar com o guarda da guarita da ponte e verificar a disponibilidade. O valor cobrado para o uso é de R$45, que serão adicionados à mensalidade.

 

Em foco: a sócia Kátia Debus

“Desejamos aos funcionários e sócios que de alguma forma contribuíram nestes 75 anos de história, muitas felicidades, prosperidade – e bons ventos ao mais charmoso Clube do Estado”

Sócia do CDJ há três anos, Kátia Debus tem uma história bem mais antiga de relação com o Clube. Tudo começou com o pai, Alcides Debus, que há 15 anos tinha um veleiro Delta 26 no Jangadeiros. Como nenhuma das três filhas tinha interesse em velejar, no entanto, faltava parceria para explorar o Guaíba.

Foi então que ele resolveu trocar o veleiro por uma lancha e ganhou a família. “Em 2010, quando já estava com meu marido Clóvis, fizemos juntos a prova de Arrais Amador, para ajudar meu pai na lancha. Mas o Clóvis sempre gostou mais de vela do que motor. Por isso, fez o curso na Escola Barra Limpa de monotipos e, em seguida, e optamos pela compra de um Flash 135”, conta Kátia.

Mas a verdadeira paixão pela vela teve início mesmo quando o casal descobriu a classe Hobie Cat, marcada pela adrenalina e pela velocidade. Depois do convite de dois amigos para participarem do Sul Brasileiro de Porto Belo, em 2013, os dois voltaram de Santa Catarina decididos a entrar para a Flotilha Gaúcha de Hobie Cat 16. Hoje, eles já somam quatro campeonatos brasileiros seguidos: Ilhabela (SP), Maria Farinha (RE), Porto Belo (SC) e, mais recentemente, Cumbuco (CE).

E, pelo visto, o amor pela arte de velejar vai seguir nas próximas gerações da família também. O filho Matheus, de 5 anos, é o Mascote da Flotilha Hobie Cat e adora água. Conforme conta Kátia, ele parou de usar fraldas justamente em 2013, no SulCat. Gabriela, de apenas 1 ano, também já segue os mesmos passos e ama piscina. Além deles, o sobrinho João Pedro, de 10 anos, faz parte da Flotilha da Jangada e veleja de Optimist desde 2015.

Mas nem só os esportes náuticos ligam a família ao Jangadeiros. “Também somos ‘pseudo-músicos’ de vez em quando. Peter Nehm, professor de vela na Escola Barra Limpa, é nosso baterista e, nas horas vagas, formamos a banda The Sailors. Tivemos a oportunidade de tocar para os sócios do Clube, no Restaurante da Ilha, e foi muito divertido”, conta a associada.

Outro momento marcante vivido pela família nas dependências do Jangadeiros foi em 2014, mais precisamente na véspera de natal dia 24. Na ocasião, Clóvis reuniu uma turma e com algumas doações, vestiu-se de Papai Noel, e foi velejando com os amigos até a praia da Alegria em Guaíba, para distribuição de brinquedos para crianças carentes. “Virou tradição na Flotilha repetida em 2015 e aguardada pra este natal também”, recorda.

Longe do CDJ, Kátia é a Gerente de Planejamento de Produto das Lojas Rabusch. Parte da segunda geração na empresa da família, ela foca na responsabilidade e no autoconhecimento para dar conta dos desafios que surgem no trabalho e para se tornar uma pessoa melhor.

Kátia encerra seu depoimento felicitando o aniversário do Janfadeiros que está por vir. “Desejamos aos funcionários e sócios que de alguma forma contribuíram nestes 75 anos de história, muitas felicidades, prosperidade – e bons ventos ao mais charmoso Clube do Estado”, finaliza.

 

Atualize o seu e-mail para receber a Jangada News

 

A direção do Clube dos Jangadeiros solicita aos associados que atualizem seus e-mails cadastrais para o recebimento da Jangada News, distribuída todas as sextas-feiras. Esta revisão pode ser feita através da nossa assessoria de comunicação, responsável pela produção do conteúdo, pelos endereços neiva@neivamello.com.br ou elisa@neivamello.com.br. Caso conheça algum sócio que esteja com problemas para receber a newsletter, aproveite para repassar esse recado.

Férias no país vizinho: o que fazer em Piriápolis, no Uruguai

Não é apenas no Brasil que o Clube dos Jangadeiros possui clubes náuticos parceiros. No Uruguai, você também pode contar com as vantagens de ser um associado do CDJ, basta visitar o Club Nautico y Pesa Piriapolis, localizado na cidade homônima.

Piriápolis fica ao sul de Punta Del Este e a 97 quilômetros da capital do país vizinho, Montevidéu. Para hospedagem, nada melhor que o Hotel Argentino. Construído em 1930, ele já foi considerado o maior da América do Sul, com estilo clássico europeu.

Trata-se de uma cidade bastante provinciana, com poucos prédios altos e ideal para descansar. Um dos pontos turísticos mais conhecidos é o Cerro San Antonio. Para ter a melhor vista, á dica é ir de teleférico.

Também não deixe de conhecer o Castillo de Piria, que serviu de residência para o fundador da cidade – e que hoje é um museu. Para quem gosta de aventura, a sugestão é visitar o Cerro Pan de Azucar. Terceiro ponto mais alto do Uruguai, é ideal para a prática de trekking e escalada – e oferece opções de tirolesa.

Agenda de eventos

Data Evento Local
12 a 15/11 Campeonato Mercosul de Rádio Controlado (IOM) Clube dos Jangadeiros
12 a 15/11 Campeonato Sul Brasileiro Classe Laser Lagoa Iate Clube (SC
12 e 13/11 Campeonato Estadual Optimist 1.a Etapa Veleiros do Sul
18/11 Festa Noite do OP Clube dos Jangadeiros
19 e 20/11 Campeonato Estadual Classes 420, 49er e 4.7 Clube dos Jangadeiros

 

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram