Parabéns equipe do Porto !

Janga é referência na área graças ao conceito de
“prevenção” e dedicação da equipe

O porto de um clube naútico é estratégico para a manutenção, preparo dos barcos em competições, segurança e resgate das embarcações. O Jangadeiros é também modelo neste item. Tendo à frente o marinheiro máster, Marcelo Lima, 40 anos, funcionário do Jangadeiros há 23 anos, a equipe formada por seis marinheiros são aqueles profissionais que, em dia de fortes ventos e chuva, a qualquer hora do dia ou da noite, trabalham para garantir a integridade das embarcações, percorrem cada uma delas nos trapiches para ajustar cabos, revisar as amarras e mastros. O lema é trabalhar com prevenção, se antecipar às intempéries e tomar as providências necessárias.

Também são eles que em todas as regatas, competições ou treinos colocam os barcos no rio, cuidam para não faltar os equipamentos de boia ou coletes salva-vidas. Também cabe a equipe do porto colocar às margens do Guaíba, puxados por tratores, as lanchas para uso dos associados, fazer os socorros em caso de resgate, ordenar o estaleiro do Clube, onde estão instalados prestadores de serviços de diferentes áreas do mundo náutico, limpar e organizar os pavilhões das lanchas.

Todos os dias da semana, menos segunda-feira, esses profissionais jangadeiros movimentam embarcações dos associados com trator e lingadas com guincho, preparam os barcos dos técnicos e instrutores para uso da Escola de Vela, por exemplo, e também respondem por preparar o material para as regatas nos botes infláveis e nos barcos de Comissões de Regatas, com tudo o que é exigido nessas ocasiões.

Essas e outras atividades são realizadas sempre com o mesmo propósito: manter a tradição do Jangadeiros, aos longos dos seus 75 anos, entre os principais Clubes Naúticos do Brasil. Fazem parte da equipe Fabiano Viana do NascimentoJorge Correa DuarteÉder Silveira da Silva,Igor Silveira de Lima e Paulo Jesus, funcionário há 35 anos. “Todos têm a mesma experiência, se hoje o Jorge está de folga qualquer um dos outros que eu colocar no lugar dele vai saber operar”, frisou Marcelo Lima.