Duas embarcações do Jangadeiros se preparam para a tradicional Regata Rio da Prata

Depois de 50 anos, a Regata Rio da Prata é retomada e tem sua próxima edição entre os dias 11 e 15 de março, com a largada em Montevideo e a linha de chegada em Rio Grande. A programação também integra regatas com trajetos simultâneos entre Porto Alegre–Rio Grande e Pelotas–Rio Grande. 

Velejadores brasileiros, uruguaios e argentinos estão inscritos na competição, incluindo duas embarcações do Clube dos Jangadeiros: Cavalo Loko e Zer0, comandadas por Alex Lessa e Pedro Chiesa. Os dois barcos já estão em deslocamento para o local da largada. 

Para Chiesa, a volta desta competição representa a retomada da união entre os países que têm intercâmbio de vela. “É uma regata interessante, o local viabiliza a ida de vários barcos para lá”, afirma. O comandante também ressalta a importância de uma boa preparação antes de realizar o percurso: “Os barcos devem ser especialmente preparados para isso, são necessárias verificações de segurança, de cabos, rádio, instrumentos e preparação de botes”. Ele mesmo dedicou as três semanas antecedentes à viagem para esta atividade.

No começo deste mês, a tripulação da embarcação Cavalo Loko se consagrou campeã da categoria RGS Cruiser A e geral da classe RGS Cruiser do 37º Circuito de Santa Catarina e agora segue rumo ao sul do estado para mais uma competição. “Estou ansioso para fazer parte desta regata histórica. Temos que reforçar muito a cultura da vela na nossa região, não é fácil manter as embarcações em dia, precisamos de mais eventos desta magnitude e patrocínios”, diz Lessa. 

As embarcações também vão participar do Circuito Tecon entre os dias 27 de março e 3 de abril, logo após a Regata de Rio Grande. O trajeto inclui Porto Alegre – Rio Grande, Rio Grande – Pelotas e o último percurso em mar aberto.