A caminho do Pan, atletas do Jangadeiros contam expectativas para os Jogos de Santiago

Evento começa nesta sexta-feira (20) e segue até o dia 5 de novembro. Ana Barbachan e Gabriel Simões integram o Time Brasil. Disputas da vela começam no dia 28

Os olhos das Américas e do mundo se voltam para Santiago, no Chile, pelos próximos dias. Isto porque começa, nesta sexta-feira (20), os Jogos Pan-Americanos na capital chilena. Um dos maiores eventos esportivos segue até o dia 5 de novembro e reunirá 41 nações do continente americano.

A caminho do Pan, estão dois de nossos atletas que integram o Time Brasil: Ana Barbachan, correndo pela Lightning, e Gabriel Simões, o Dom, disputando pela 49er. As disputas da vela serão realizadas em Algarrobo, na região de Valparaíso, e começarão no dia 28 de outubro.

Ana Barbachan, em primeiro plano, com Fernanda Oliveira, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foto: Sailing Energy / World Sailing

Ana contou da preparação para Santiago 2023. Ela relembra dos momentos de preparação que teve com a equipe, sendo o título do Campeonato Brasileiro de Lightning, realizado em São Paulo no último mês de setembro, o mais recente. Barbachan conta da expectativa para o Pan. “No campeonato, a gente pôde simular o que vamos encarar no Chile. É uma tripulação com poucas horas de velejo no mar, então queremos velejar o quanto antes, para pegar o tempo das ondas, acostumar com as condições de vento e clima”, diz.

Gabriel Simões, à frente, com o parceiro Marco Grael (RYC)

Atual campeão sul-americano de 49er, Gabriel Simões, o Dom, já teve a oportunidade de conhecer a área de regatas, já que o Sul-Americano da classe foi realizado no Chile. Gabriel conta que foi um passo importante e que está se acostumando com o local. Com foco nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, Simões, que tem como dupla Marco Grael (RYC), fala da preparação para o Pan, além das expectativas. 

“Ainda há equipes chegando aqui, então vamos esperar um desafio ainda maior pela frente. Por isso, já estamos baixando a cabeça para seguir treinando e entregar nosso melhor nessas próximas semanas”, afirma.

O Jangadeiros deseja boa sorte e ótimos ventos no Chile. Todos nós estamos na torcida por vocês!