Atenção cruzeiristas, vem aí o Velejaço de Inverno!

Você já se programou? No próximo sábado (18), vai acontecer o Velejaço de Inverno! A largada é às 11h no Clube, com previsão de chegada à Praia do Tranquilo às 13h, onde será oferecido um carreteiro pelo valor de R$25,00.

O evento é destinado aos sócios cruzeiristas. Hoje o Janga é, em sua maioria, formado por eles: são mais de 180 sócios dessa classe!

Os cruzeiristas usam os barcos, principalmente, para lazer. O espírito aventureiro também é característica marcante da classe. O sócio Paulo Angonese que o diga. Cruzeirista há 15 anos, as expedições feitas já incluem todo o Guaíba, Lagoa dos Patos e a Lagoa Mirim quase inteira. Mas a aventura que mais o emocionou foi ajudar a carregar o barco San Chico 3, do amigo Francisco Freitas, até Punta del Este e, posteriormente, Buenos Aires, o que durou cerca de uma semana.“A companhia foi excelente e a aventura também. Chegar à capital argentina velejando foi o máximo”. Outro passeio que guarda na memória com carinho foi uma regata que vai de Assunción (Paraguai) até Corrientes (Argentina), que participou a convite de um amigo argentino. “O visual era fantástico, e foi um passeio diferente, conheci lugares novos participando de uma regata. Foi genial”. Com tanta bagagem e paixão pela vela, é certo que Paulo já está agendado para o Velejaço de Inverno. Ele conta que participa sempre que pode, junto com a esposa Cíntia e a filha Kauana. “É uma oportunidade de encontro com outros velejadores cruzeiristas e sempre é interessante fazer esses passeios organizados. Eu e minha família adoramos”.

Everton Jung, dono do barco Picumã, também não perde o passeio por nada. Ele conta que veleja quase todos os fins de semana, e, claro, já está com a data reservada para participar do evento junto com a esposa, Eliane. “Para mim, que velejo para caramba, este evento é excelente. Participo de todos que o Clube faz, é sempre bom rever os amigos também. Velejar é o meu vício”.

A organização está a cargo do Diretor de Cruzeiro Pedro Boletto. Ele explica que o Velejaço de Inverno será no estilo regata, com distribuição de medalhas até o 5º lugar. A flotilha será acompanhada por funcionários do Clube, para garantir que tudo ocorra com muita tranquilidade. Segundo Pedro, é a segurança de eventos como este que motivam o sócio cruzeirista a participar. “Muitas vezes, o cruzeirista tem vontade de sair, mas tem receio de velejar sozinho. Nestes eventos, em que a flotilha se reúne com um destino definido, eles se sentem muitos seguros”.

Pedro conta ainda que geralmente a flotilha faz pernoite, mas dessa vez, por causa do frio, o retorno está previsto para o fim da tarde. Quem quiser estender o Velejaço, é recomendado que passe a noite no Araçá ou na Chaminé. “Como é o primeiro evento do ano, vamos começar devagar para que o pessoal vá se acostumando, por isso optamos por apenas passar o dia”. Mas não se preocupe, a estrutura do local conta com churrasqueira coberta para proteger das temperaturas baixas.

Não fique de fora! Anota no calendário, convide os amigos, a família, traga o violão e venha participar desta grande festa dedicada aos sócios cruzeiristas.

“Queremos esvaziar os trapiches e ver todos os barcos na água.” Pedro Boletto