Maior evento da vela nacional, V Copa Brasil de Vela acontece em Ilhabela até sábado (16)

Do Jangadeiros participam a dupla olímpica Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, na classe 470,  e  Marcelo Bernd, no Kitesurf Hidrofoil. Paralelamente à competição, está acontecendo a III Copa Brasil de Vela Jovem, onde também velejadores do Clube estão competindo: Guilherme Plentz, na RS:X, João Emilio Vasconcellos, na Laser Radial,  Giovanne Pistorello e Gabriel Simões, na 29er, e Lorenzo Bernd, na Kitesurf Hidrofoil.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão confirmadas para a V Copa Brasil de Vela
Crédito: Fred Hoffmann/CBVela

Organizado pela Confederação Brasileira de Vela em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a Federação de Vela do Estado de São Paulo e o Bradesco, patrocinador oficial da vela brasileira e do evento desde a sua primeira edição, o campeonato serve de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela em 2018 e terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, 49er FX, Nacra 17 (Misto), Kitesurf Hidrofoil e Kite Race (Masc e Fem). As regatas terminam no sábado (16).

A V Copa Brasil de Vela marca o retorno da velejadora gaúcha Fernanda Oliveira, que volta a competir depois do nascimento de seu segundo filho Arthur.  A atleta começa em Ilhabela um novo ciclo que vai desaguar em Tóquio 2020, nos Jogos Olímpicos.

Outros grandes nomes da vela brasileira esperados na Copa Brasil:

  • Kahena Kunze, campeã olímpica da classe 49er FX nos Jogos Rio 2016;
  • Jorge Zarif, quarto colocado nos Jogos Rio 2016;
  • Patrícia Freitas, campeã da Copa do Mundo da World Sailing 2017 na classe RS:X;
  • Torben Grael, coordenador técnico da Equipe Brasileira de Vela, dono de cinco medalhas em Jogos Olímpicos, vice-presidente da Federação Internacional de Vela e membro do Hall da Fama da modalidade

III Copa Brasil de Vela Jovem

Assim como nos últimos anos, a Copa Brasil de Vela 2017 acontece paralelamente à Copa Brasil de Vela Jovem. Porém, desta vez, a competição será ainda mais abrangente, com a inclusão das classes Snipe e Optimist. O objetivo é oferecer aos velejadores que estão começando no esporte a troca de experiência com atletas que estão em campanha olímpica.

Do Jangadeiros, participam os atletas Guilherme Plentz, na RS:X, João Emilio Vasconcellos, na Laser, e a dupla Giovanne Pistorello e Gabriel Simões, na 29er, Lorenzo Bernd, na Kitesurf Hidrofoil.

Guilherme Plentz foi ouro no RS:X no 1º Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela

 

João Emílio Vasconcellos, grande talento no Laser Radial

 Giovanne Pistorello e Gabriel Simões, dupla mais à esquerda,
recentemente foi bronze no 1º Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela