Autorização de desassoreamento do canal do clube avança da Fepam

Graças ao pouco índice de chuvas desta primavera e do verão que se inicia, o Clube dos Jangadeiros está sofrendo mais um ano com a dificuldade de acesso das embarcações de maior calado em nosso porto.

O processo de solicitação de autorização para a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler), a instituição responsável pelo licenciamento ambiental no RS, começou há bastante tempo, mas nesta semana  (21/12/2022)  foi possível protocolar o pedido completo da Licença de Operação  no órgão. Os inúmeros pré-requisitos para isto estavam sendo cumpridos desde 2019.

Outro importante fato foi  uma reunião da comodoria do Clube dos Jangadeiros com o presidente da Fepam no início de dezembro para explicar a gravidade da situação de nosso acesso ao porto, bem como a perspectiva de poucas chuvas nos próximos meses, o que é gravíssimo para a atividade náutica do clube. Nesta reunião foi confirmado que o caminho da solicitação de emissão de Licença de Operação é efetivamente essencial mas um pedido adicional de um trabalho de dragagem para o desassoreamento emergencial deveria ser feito.

Em novembro também tivemos desdobramentos que podem ser conferidos nesta matéria.

As duas orientações foram seguidas e o Clube dos Jangadeiros continuará acompanhando o assunto junto a Fepam para a aprovação dos pedidos na maior brevidade possível.