Clube dos Jangadeiros realiza regime de plantão para amenizar os efeitos do ciclone extratropical

Equipe do Porto montou plano de contingência a fim de reduzir os danos provocados pelo temporal

Na madrugada e primeiras horas da manhã desta quinta-feira (13), um novo ciclone extratropical se formou em território gaúcho, ocasionando mais episódios de transtorno no dia a dia do Rio Grande do Sul. Aqui, no Clube dos Jangadeiros, a partir do primeiro alerta, um regime de plantão foi formado para amenizar os efeitos causados pelo temporal.

O Vice-Comodoro de Obras e Patrimônio do Clube, Hilton Piccolo, explica quais foram as medidas adotadas, assim que a previsão do ciclone extratropical foi emitida por órgãos responsáveis, como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Defesa Civil de Porto Alegre. “A equipe do Porto se organizou para um plano de contingência, a fim de reduzir os danos provocados pelo ciclone, como a revisão e troca de amarras, pneus e correntes das embarcações, solicitação aos marinheiros dos barcos para a retirada ou revisão de genoas, lonas e biminis. Além disso, foi mantido um plantão à noite, para acompanhar de perto a situação”, afirma.

Com estas ações, os danos verificados pelas equipes, na manhã desta quinta, foram mínimos. É necessário lembrar aos associados que possuem barcos no Clube que ainda estamos em estado de alerta e, para que não haja situações indesejáveis, é imprescindível que a embarcação seja cuidadosamente reforçada e as orientações sejam seguidas à risca. Assim, os danos poderão ser nulos.