Clube dos Jangadeiros recebe estudantes de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria

Visita aconteceu na tarde desta sexta-feira (14). Alunos puderam conhecer as dependências do clube, além do funcionamento da Escola de Vela Barra Limpa

Na tarde desta sexta-feira (14), o Clube dos Jangadeiros recebeu estudantes de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A visita teve como objetivo, além de conhecer a estrutura do clube, entender qual é o papel que o profissional da educação física pode desempenhar no esporte de vela.

Os alunos foram recebidos pela assessora de gestão do Jangadeiros, Karin Goidanich, pelo técnico esportivo, Rodrigo Aquino, além do Vice-Comodoro de Esportes, Carlos Humberto Goidanich. Já na Ilha dos Jangadeiros, os estudantes puderam conhecer alguns dos barcos que estavam indo para água em treinamento.

Na Escola de Vela Barra Limpa, os visitantes tiveram um bate-papo sobre o papel do profissional da educação física na vela. A conversa foi conduzida pelo técnico Lucas Mazim, o Sorriso. Durante o papo, Sorriso ressaltou a importância do esporte da vela em sua vida. “É apaixonante, é uma coisa única. Sempre tem uma classe específica, que vai ser boa para o teu biotipo, tua forma de pensar. Não percam essa oportunidade, mesmo com a distância [de Santa Maria a Porto Alegre]”, disse.

Após, os estudantes da UFSM souberam melhor como funciona a Escola de Vela Barra Limpa, desde a missão, visão e valores, passando pela organização da escola, até os cursos que a EVBL possui para os públicos que atende. Também foi apresentado o curso de formação de monitores para a escola de vela.

Logo em seguida, houve a visita às demais dependências do Clube dos Jangadeiros. Os alunos da UFSM puderam ver alguns dos velejadores em aula prática, além dos atletas da flotilha de Wing Foil que estavam treinando nas águas do Guaíba. Bem como conheceram e tiraram foto dentro do barco da EVBL, atracado em um dos trapiches do clube.

O professor da UFSM, Luiz Fernando Cuozzo, conta que a ideia surgiu a partir de uma disciplina que busca oferecer o conhecimento de esportes diferentes dos tradicionais, além do próprio interesse em poder apresentar aos aos alunos e à comunidade estes desportos. Cuozzo disse que buscou o Clube dos Jangadeiros nas redes sociais e o diálogo foi de imediato, com a total atenção depositada. Na visão do professor, o dia foi de grandes experiências. “Eu tenho a certeza de que a gente volta para Santa Maria levando um conhecimento, uma noção maior sobre esporte de vela, estando próximo dos atletas, conhecer possibilidades de inserção do profissional de educação física. Foi um dia repleto de conhecimento e isso vai repercutir na evolução do esporte e dos futuros profissionais da educação física”, diz.

Já o aluno Pedro Henrique Baldoni, do sétimo semestre, diz que acompanha esportes de vela na televisão desde muito novo. Para ele, foi interessante abrir a mente para mais uma possibilidade no mercado de trabalho. “A gente sempre pensa em academia, futebol, esportes coletivos. Aprender mais e saber que tem mercado é diferente”, conta. “Foi uma experiência inenarrável. Para mim, só sabia de um tipo de barco, então saber que tem barcos maiores, competições em água doce, além dessa estrutura, saber que tá próximo da gente é muito bom”, completa.

 

Foto cedida pela estudante Alexia Telles