Clube dos Jangadeiros terá dois representantes em competições mundiais nas próximas semanas

A temporada 2024 da vela já está em andamento, e o Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, terá entre janeiro e fevereiro dois representantes em competições de nível mundial. Antonio Cavalcanti Rosa disputará o Mundial da classe ILCA (a antiga laser) em Mar del Plata, na Argentina, enquanto Guilherme Plentz correrá o Mundial de IQFoil em Lanzarote, na Espanha.

Águas argentinas

O Mundial em Mar del Plata, entre os dias 12 e 19 de janeiro, será um momento de transição para o velejador Antonio Cavalcanti Rosa, de 27 anos. Ele já passou a treinar na classe ILCA 7, mas teve a oportunidade de competir em um Mundial perto de casa na ILCA 6 e não deixou a chance passar.

“Vai ser uma despedida do ILCA 6. Espero que seja em grande estilo”, brincou o atleta.

Ele começou a velejar aos sete anos. Ou seja, apesar de ainda ser jovem, tem duas décadas de experiência no esporte. Foi desenvolvido pela Escola de Vela Barra Limpa, do Jangadeiros.

“O Jangadeiros me ajuda com a estrutura técnica de rotina em Porto Alegre, com os técnicos Lucas Mazim e Yan Paim durante o ano. Também auxilia com as inscrições e transporte dos barcos para os campeonatos, o que envolve um bom investimento. Além disso, a Comitê Brasileiro de Clubes também vem contribuindo com algumas passagens aéreas para determinados campeonatos”, reforçou.

O currículo de Antonio inclui títulos sul-americanos em categorias de base e conquistas nacionais. Ele também compete na classe snipe.

Retorno na Europa

Guilherme Plentz, de 22 anos, também começou sua trajetória na vela cedo. E no início desde ano recebe a oportunidade de competir em Lanzarote, na Espanha, justamente no momento em que volta de lesões na tíbia e no joelho. Por isso, seu objetivo é ficar entre os 75 melhores na competição.

“O Jangadeiros fornece apoio de estrutura e inscrição e transporte de equipamentos. E o Café do Mercado patrocina meu projeto de lei do incentivo estadual”, destaca.

O IQFoil é uma espécie de windsurf voador. Ela substituirá a classe RS:X no programa olímpico a partir dos Jogos de 2024, em Paris. O Mundial na Espanha ocorrerá entre os dias 26 de janeiro e 4 de fevereiro.