Convívio com animais silvestres no clube requer atenção dos sócios

Recomendação à população que transita pela ilha é de que não se aproximem e não alimentem os bichos

Existente desde a década de 1960, a Ilha dos Jangadeiros é um verdadeiro santuário ecológico à beira do Guaíba. Com seus mais de 7 hectares de área, a ilha possui uma enorme biodiversidade, tanto na flora quanto, principalmente, na fauna. E aqui podemos destacar, pica paus, cardeais, quero-queros, patos, biguás e as já conhecidas e famosas capivaras do clube. Um de nossos sócios, Cláudio Oliveira, identificou e fotografou mais de 50 espécies de aves no clube.

O Jangadeiros, assim como tem total cuidado com a segurança dos nossos sócios e não-sócios visitantes, se preocupa bastante com a vida silvestre que tem a ilha como habitat natural. Um dos principais exemplos são as capivaras, que andam com seus filhotes por todos os lados da ilha. Assim como os quero-queros, que constroem seu ninho em terra, o que exige atenção redobrada de quem transita pelo espaço.

Por isso, é sempre importante reforçar os cuidados quanto ao convívio com os animais que passeiam pelo clube. Em especial, os pais que trazem seus filhos ao Jangadeiros para um dia de diversão na ilha e devem orientá-los quanto aos cuidados básicos e regras de convívio. É também importante para até mesmo a formação dos novos jovens cidadãos para uma correta condução e manutenção do respeito à natureza.  

Eventualmente se constata que crianças tentam interagir com os animais, o que não é recomendado e é até perigoso. Para reforçar estes cuidados, o clube está instalando placas (abaixo) com o objetivo de orientar sócios e, especialmente, os pais de crianças pequenas para que as orientem a não se aproximarem dos bichos. 

O aviso também servirá para que não os alimentem. Além de alterar o comportamento natural dos animais silvestres, em busca de comida, a saúde destes pode ficar comprometida e, em certos casos, levar a óbito.

Portanto, fique atento. É pela sua segurança e, também, pela nossa biodiversidade.