Atletas olímpicas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan garantiram a quinta colocação em campeonato realizado em Marselha, na França.

A etapa final da Copa do Mundo de Vela foi encerrada com a disputa da regata da medalha de ouro na tarde deste domingo, 09 de junho, em Marselha, na França. A dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, do Clube dos Jangadeiros, garantiu a boa sequência de resultados neste ano e fechou a competição entre as cinco melhores embarcações da classe 470, garantindo o 5º lugar na classificação geral.

“Fazia tempo que não disputávamos um campeonato com tantos dias seguidos de muito vento na raia. Os quatro primeiros dias de regata foram de ventos fortes. Nós ficamos felizes com nosso desempenho, pois melhoramos alguns fundamentos como largada e velocidade do barco, e, ao mesmo tempo conseguimos diagnosticar o que precisamos melhorar”, destaca a atleta Ana Barbachan.

A competição, realizada entre os dias 04 e 09 de junho, reuniu as principais classes olímpicas e encerrou a série de regatas da Copa do Mundo de Vela. A classe 470 contou com a participação de 24 duplas. A partir de agora, as atenções estarão voltadas para a disputa do Mundial de Vela, que acontece em agosto, no Japão, e define os classificados para as Olimpíadas de Tóquio 2020.

“Em um balanço final, essa etapa de Marselha foi bem produtiva, de bastante aprendizado e treinamento para evoluirmos para o objetivo final, que é o Mundial em agosto”, completa Ana.

Em campanha olímpica, as atletas focarão nos treinos para o Mundial, visando a conquista da vaga para as Olimpíadas. Com o resultado de Marselha, a dupla mantém o retrospecto positivo em 2019, que iniciou com a medalha de bronze na etapa da Copa do Mundo de Miami, o 5º lugar no Norte-Americano e a medalha de ouro na etapa de Gênova da Copa do Mundo.

As velejadoras ainda garantiram o vice-campeonato Sul-Americano da classe e o título na categoria feminina na competição, em campeonato realizado no Clube dos Jangadeiros.

Clique aqui e confira o resultado final: