Em cerimônia de posse, Comodoro Cristiano Tatsch reforça desejo de um Jangadeiros moderno e referência na preservação de recursos naturais

Evento aconteceu nesta sexta-feira (23), no Restaurante da Ilha, e contou com a presença de personalidades da vela e autoridades, como o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo

Nesta sexta-feira (23), o Restaurante da Ilha foi palco da cerimônia de posse da nova Comodoria do Clube dos Jangadeiros. A gestão 2023/2025 foi empossada formalmente no início deste mês, em reunião do Conselho Deliberativo do clube. O evento contou com a presença dos membros do conselho, personalidades ligadas à vela e demais autoridades, como o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Hamilton Sossmeier, e o prefeito da Capital, Sebastião Melo.

O ex-Comodoro Pedro Pesce fez um discurso de agradecimento aos sócios e aos integrantes da Comodoria 2021/2023, principalmente aos ex-Vices-Comodoros, que estiveram ao seu lado na busca pela excelência e na conquista dos objetivos desejados. Para Pesce, este é um momento importante para o clube, que sempre esteve ao lado dos associados. Também fez um agradecimento especial à esposa, Magda Pesce, que o ajudou nos últimos anos enquanto Comodoro. Ao final da fala, o ex-Comodoro desejou sorte à nova Comodoria. “Bons ventos, que tenham sucesso e que o Jangadeiros seja cada vez melhor”, disse.

O Comodoro Cristiano Tatsch, em sua primeira fala pública no cargo máximo do Jangadeiros, iniciou com uma saudação ao ex-Comodoro Pedro Pesce e a sua gestão. Tatsch destacou o grande mérito que foi o equilíbrio financeiro do clube, mesmo com os “altos e baixos” da economia e, principalmente, os períodos mais críticos da pandemia. “O clube inteiro reconhece o esforço e as dificuldades que passaram para conseguir entregar este legado. Pedro, parabéns e muito obrigado”, falou Tatsch.

Cristiano destacou o crescimento da cidade de Porto Alegre nos últimos anos, por meio da revitalização da Orla do Guaíba e de novos locais que movimentam a economia do município, e pontuou que um dos objetivos desta nova Comodoria é a modernização do Clube dos Jangadeiros, assim trazendo mais simplificação na vida do associado.

Tatsch relembrou ainda o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), onde o Jangadeiros conquistou o segundo lugar na vela masculina e o quarto na vela feminina, o que indica, segundo ele, “a pujança do clube” no esporte. Para o Comodoro, isto reforça o papel do CDJ, de difundir a vela, assim tornando-se um dos grandes clubes do Brasil.

Outro desafio apontado pelo Comodoro é o de ser referência na preservação dos recursos naturais. Cristiano Tatsch cita como exemplos a facilidade que Porto Alegre tem para acessar as águas para a prática da vela, assim como as pazes que a cidade está fazendo com o Guaíba, com melhorias que visam aproximar mais o público do lago que abraça a Capital. “Nós temos condições de fazer isso, conhecimento de como operacionalizar e sem dúvida, vamos fazer nossa parte”, afirma. 

O Comodoro encerrou o discurso com a perspectiva de continuidade. Tatsch mostrou como objetivo seguir com o trabalho realizado por outras gerações do Jangadeiros, além do desejo de uma Porto Alegre ainda melhor. “É a responsabilidade com os sócios e a Capital. Que a cidade tenha mais brilho, firmeza e seja mais alegre, contando com a nossa participação”, encerra.

Quem também discursou foi o vereador Hamilton Sossmeier, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre. Sossmeier diz que entende o sentimento de quem assume o cargo, tomando como exemplo a sua ida à presidência da Câmara após substituir o vereador Idenir Cecchin, que também esteve presente. O presidente parabenizou o ex-Comodoro Pedro Pesce pelo trabalho no último biênio, além de desejar sorte a Cristiano Tatsch. “Desejamos sucesso a você, nesta Porto Alegre da transformação, do empreendedorismo, que está crescendo e virando seus olhos ao Guaíba. Competência eu sei que já tem, pois foi secretário, sabe da legislação e só nos resta desejar sucesso no seu trabalho”, diz.

Antes da fala do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o ex-Comodoro Pedro Pesce agradeceu ao chefe do executivo municipal pela parceria e, principalmente, na dragagem realizada na área da Av. Otto Niemeyer. Já Melo, em sua fala, destacou a amizade com Pedro Pesce e Cristiano Tatsch, além da parceria com o Clube dos Jangadeiros. O prefeito também agradeceu a Pesce pelo trabalho realizado, além de desejar sucesso ao novo Comodoro.

Após a cerimônia, o público pôde confraternizar no Restaurante da Ilha através de um coquetel servido pelo local.

 

Confira algumas fotos da cerimônia:

Fotos: Cláudio Bergman