Em mais uma etapa de prospecção, Escola de Vela Barra Limpa recebe alunos do Colégio Fleming, de Porto Alegre

Ao todo, 30 alunos do segundo ano do ensino médio participaram das atividades promovidas pela EVBL

Na tarde desta terça-feira (28), a Escola de Vela Barra Limpa (EVBL) recebeu alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Fleming, de Porto Alegre, em mais uma etapa de captação de alunos da rede de ensino da Capital. Ao todo, 30 estudantes estiveram presentes na atividade promovida pela EVBL. Durante a tarde, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre como funciona a Escola de Vela, além de terem a oportunidade de navegar pelo Guaíba.

O professor de Educação Física do Fleming, André Estrela, que acompanhou a turma, contou que o contato com o Clube dos Jangadeiros surgiu por intermédio do treinador Lucas Mazim, o Sorriso, que foi aluno de Estrela na faculdade. O professor disse também que a parceria com o clube veio a partir da necessidade de apresentar aos alunos as modalidades da Base Nacional Comum Curricular, que determina os conteúdos das matérias a serem ministradas na escola. “A parceria nasceu de duas necessidades: da nossa, de poder dar aos alunos uma prática na qual o colégio não teria estrutura necessária e a do Jangadeiros, que verificou a necessidade de trazer mais alunos na faixa etária do ensino médio”, explicou.

Estrela falou ainda que, assim que foi feita a proposta de poder passar a tarde no Jangadeiros e conhecer melhor o esporte de vela, a maioria dos alunos viu uma oportunidade ímpar de experimentar uma nova sensação. “Eles vislumbraram uma oportunidade inacreditável de participar de um esporte que, naturalmente, não se envolveriam com tanta facilidade. Foi excelente a resposta dos alunos”, disse.

O instrutor da EVBL, Gabriel Garbachi, falou que alguns dos estudantes chegaram com receio quanto às águas do Guaíba. Porém, logo depois, o pessoal se divertiu bastante com as atividades. “O pessoal veio com aquela incerteza, um pouco de medo de água, mas logo fomos desconstruindo isso ao longo da atividade. Alguns conseguiram até manusear a vela”, conta. Como parte da desconstrução, a turma ainda aproveitou a oportunidade para se distrair tomando banho no Guaíba.

Na próxima terça-feira (4), é a vez dos estudantes do primeiro ano do Fleming conhecerem a EVBL.