Cid Paim, Capitão da Flotilha de Optimist
Capitão da Flotilha de Optimist, Cid Paim começou a velejar no clube em 2008, depois de fazer o curso de Monotipos, com o professor Aquino. Após a conclusão do curso, Cid se dedicou em outro curso, desta vez o de Oceano, classe que veleja atualmente como proeiro, no barco Táquion. “Depois do curso de oceano eu comprei o barco Alvará, um Skipper 21, e comecei a disputar velejaços na classe Cruzeiro 23, onde já ganhamos em 2014, a regata dos 80 anos da Vela Gaúcha, a Copa Cidade de POA, e também vencemos na regata dos 72 anos do Jangadeiros, em 2013, e duas vezes o Velejaço do Troféu Cayru (2011-2012) ”, conta o capitão.
Cid assumiu a flotilha em março de 2013 e destaca a importância da classe para o clube, já que ela é ponto de partida para os velejadores e também é o início de como eles vão definir o seu futuro na vela. “A principal motivação é que a criança tenha prazer em velejar, sinta o gosto e goste do que está fazendo. Outro ponto importante é se dedicar e treinar bastante, seguindo a orientação dos professores”, completou.
Entre estreantes e veteranos, a flotilha de optimist do clube conta ao todo com 21 velejadores. Além das regatas de ranking interno, a classe tem apenas mais um campeonato pela frente: o Estadual de Optimist, que acontece em novembro e define as vagas para a disputa do Brasileiro. Cid Paim fala que a equipe está mais forte e acredita que possa ganhar o estadual desse ano. Já para o próximo ano, o capitão espera garantir bons resultados no Brasileiro, que acontece em março. “O foco é conseguir uma boa classificação, para que assim nossos velejadores possam disputar os campeonatos fora do Brasil”, finaliza.