JANGA NEWS – ED. 15/2025 (11/04)
É amanhã! Vem aí mais uma Regata de Monotipos no Clube dos Jangadeiros
Mais uma Regata de Monotipos ocorre no Clube dos Jangadeiros neste final de semana, desta vez com disputa da classe Optimist, que é constituída de barcos destinados a jovens de até 15 anos. Vão ser realizadas três regatas no sábado (12), a partir das 13h, e duas no domingo (13), a partir das 14h. Bons ventos aos atletas!
Prazo para inscrição de chapas para a Comodoria do Jangadeiros encerra-se em 15 de abril
Na próxima terça-feira, 15 de abril, encerra o prazo de inscrição de candidaturas para a Comodoria do Clube dos Jangadeiros para o período 2025/2027. Eventuais chapas que pretendam aderir ao processo eleitoral devem apresentar os candidatos a compor a nova Comodoria do clube até a data citada, que é estipulada pelo estatuto do Jangadeiros.
Ainda segundo o Regimento Eleitoral, as chapas precisam estar registradas, com as assinaturas dos candidatos, junto ao presidente do Conselho Deliberativo do clube. A eleição será em maio, em data ainda a ser definida.
De acordo com o previsto no Estatuto, estão habilitados a votar, na ocasião, os membros que compõem a Assembleia Geral do Jangadeiros, os associados Proprietários-Ilha, Proprietários, Contribuintes e Aspirantes maiores de dezoito (18) anos que contarem, no mínimo, com um ano como associado nas categorias citadas e que estejam em pleno gozo dos direitos sociais, em dia com o clube.
Para maiores informações, confira o estatuto do clube clicando aqui.
Você conhece a Janga Storm? Saiba mais sobre a equipe de jovens competidores do Jangadeiros
A Janga Storm é uma equipe de competição de vela jovem que representa o Clube dos Jangadeiros em diversos campeonatos nacionais e internacionais. O conceito do grupo, no entanto, vai muito além disso, conforme explica o treinador Lucas Mazim, o Sorriso:
“A Janga Storm tem um espírito muito grande de união, de amizade, além de ser competitiva. Isso representa muito o Jangadeiros”, resume ele.
A equipe foi criada há cerca de oito anos por atletas que estavam na classe Optimist e se uniram para seguir competindo em outros níveis. Atualmente, conta com velejadores das classes ILCA, 29er e iQFoil.
Conforme também destaca o diretor da vela jovem, Renan Anzolch, a Janga Storm representa uma geração que “vive a vela com intensidade, respeita o esporte e leva consigo a tradição de um dos clubes mais icônicos do Brasil”. Já o termo “Storm” representa a potência e o impacto da nova geração de velejadores. Um desses jovens é Francisco Barbosa Dal Ri, de 16 anos, que chegou no grupo há quatro anos:
“A equipe me ajudou a evoluir tanto no âmbito da vela, em competições com pressões por resultado, quanto no desenvolvimento pessoal, com independência, disciplina e organização”, lista o adolescente.
Outro atleta da Janga Storm, Felipe Strassburger, 16 anos, também cita o impacto positivo do grupo e ainda reforça a importância das amizades feitas na equipe.
“A vela é uma escola da vida. Aprendi em meses o que eu demoraria anos para aprender. Sem dúvida estou me tornando uma pessoa mais disciplinada e humana”, afirma ele.
“Conviver com a vela jovem do Janga é um grande prazer e um privilégio. Ver meu filho (o atleta da classe ILCA 6 Leonardo Bottini Anzolch, de 16 anos) engajado no esporte é uma oportunidade fantástica”, acrescenta Renan.
O sentimento também é compartilhado por Sorriso:
“É uma honra ser um representante técnico da equipe Janga Storm, que tem um papel muito importante dentro do clube de manter a vela de competição. É muito bacana ver esse grupo tão unido, com ideias tão saudáveis na juventude. A gente sabe que, hoje em dia, é um desafio muito grande. O esporte é fundamental para ter esses atletas, esses jovens, em um caminho do bem”, conclui.
Confira os resultados da Regata de Monotipos do último final de semana
O Clube dos Jangadeiros realizou, no último final de semana (05 e 06/04), a Regata de Monotipos com disputas das classes ILCA 4, ILCA 6, ILCA 7, Snipe, 420 e 29er. Foram 51 barcos inscritos.
O primeiro dia de provas foi ensolarado, com vento sul variando entre 13 e 15 nós. A largada ocorreu pontualmente às 14h. Foram realizadas duas regatas no sábado, exceto para a classe 29er, que completou três regatas.
Já no domingo, foram disputadas mais três regatas, com exceção da 29er, que correu duas. O dia teve tempo firme, com vento leste variando entre 7 e 20 nós.
Confira os destaques do Janga na competição::
29er
- 1º lugar – Lorenzo Balestrin & Fernanda Schramm – Dupla Mista – CDJ
- 2º lugar – Giovani Troian & Olivia Bergallo Garrafielo – Feminino Sub-19 – CDJ
420
- 2º lugar – Luana Strassburger e Antônia Gick – Feminino Sub-19 – CDJ/VDS
ILCA 4
- 1º lugar – Lucca Walter – Masculino Sub-18 – CDJ
ILCA 6
- 2º lugar – Francisco Dal Ri – Masculino Sub-19 – CDJ
- 4º lugar – Felipe Strassburger – Masculino Sub-17 – CDJ
Snipe
- 2º lugar – Fernando Kessler & Nicolas Gallicchio – Sênior – CDJ
Confira os resultados completos e a galeria de imagens aqui.