JANGA NEWS – ED. 26/2025 (27/06)

Atletas do Jangadeiros vão competir o Mundial de 29er em agosto e criam rifa para ajudar nos custos

Manuela Azevedo e Fernanda Schramm vão representar o Clube dos Jangadeiros no Campeonato Mundial de Vela da classe 29er, que será realizado na cidade do Porto, em Portugal, entre os dias 1º e 8 de agosto. Elas foram classificadas após ganharem a 1ª colocação geral na categoria 29er no 11º Campeonato Brasileiro, realizado em Florianópolis (SC). A dupla está em fase de preparação para o maior campeonato da categoria e conta com uma rifa digital para apoiar os custos da viagem. 

Orientadas pelo treinador Ian Paim, as duas formaram uma dupla porque Fernanda foi aluna de Manuela, um vínculo que, com o tempo, proporcionou a experiência de velejarem juntas em competição.

No campeonato brasileiro, Manuela relata que a “confiança mútua, além da experiência em regatas e uma boa leitura tática” foram os diferenciais que contribuíram para o pódio. Agora, a preparação para o Mundial está intensa. 

Envolve muito treino e dedicação, a gente está sempre analisando o que precisamos melhorar”, diz Fernanda. “Esperamos que essa experiência nos traga crescimento como atletas e como pessoas. Será um momento de aprendizado, superação e conexão com velejadores do mundo todo”, completa Manuela.

Como ajudá-las?

Para auxílio nos custos da viagem, elas criaram uma rifa digital que sorteia um Iphone 15. Cerca de 30% dos números já foram adquiridos. “É muito legal ver pessoas que a gente conhece nos apoiando. É realmente muito importante para nos motivar”, diz Fernanda sobre a campanha. Além disso, para compartilhar a jornada da dupla e inspirar outros velejadores, as meninas também estão compartilhando conteúdos na página do Instagram @manufer.29er.

Eventos deste final de semana são adiados em razão da previsão do tempo

Dois importantes eventos que seriam realizados no Clube dos Jangadeiros neste final de semana foram adiados em função da previsão do tempo: a festa junina e a formatura dos cursos de Optimist da Escola de Vela Barra Limpa.

Tanto a formatura quanto a festa junina vão ser realizadas em nova data: 6 de julho.

Monitoramento constante e atuação 

Durante a semana,  o nível do Guaíba subiu em diversos pontos de Porto Alegre. O Clube dos Jangadeiros segue atento e monitorando qualquer cenário que possa exigir ações preventivas.

Na quarta-feira (25), foi realizada a retirada de galhos e troncos acumulados perto da ponte de entrada à ilha. Já os trapiches seguem submersos e a energia elétrica no local desligada.

Atenção, associados com embarcações! 

Diante da previsão de um novo ciclo de ventos fortes e da elevação do nível do Guaíba a partir de domingo (29), o Clube dos Jangadeiros solicita que todos os associados realizem, até sábado (28), a revisão das amarras das embarcações e das genoas nos enroladores.

Para auxiliar nos cuidados com a segurança, haverá plantão noturno da equipe do porto na madrugada de domingo para segunda-feira.

Contamos com a colaboração de todos para reforçar os cuidados neste período de condições climáticas adversas.

Copa Barra Limpa, que seria realizada no domingo (29), está cancelada

Atendendo a uma solicitação do Clube dos Jangadeiros, a Federação de Vela cancelou a regata Copa Barra Limpa, que seria realizada no Clube dos Jangadeiros no domingo (29). A decisão levou em consideração as condições adversas do Guaíba.

Polícia Civil realiza treinamento aquático no Clube dos Jangadeiros

Na tarde de quarta-feira (25), o Clube dos Jangadeiros recebeu um treinamento especial da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A atividade contou com a participação de 20 agentes e teve como foco o aprendizado básico sobre embarcações e procedimentos de segurança na água.

O curso abordou temas fundamentais para a atuação em ambiente aquático, como:

  • Procedimentos antes e depois de colocar embarcações na água
  • Técnicas de abastecimento e marinharia (nós e atracação)
  • Noções de remo
  • Manobras de resgate de homem ao mar
  • Procedimentos de ressuscitação
  • Técnicas de abordagem a embarcações para revistas e buscas de armas e entorpecentes

As práticas foram realizadas com o apoio de duas embarcações do Instituto Cultural Floresta, que mantém base no Jangadeiros, além de um jet ski, um bote e um barco de alumínio da própria corporação.

O Clube dos Jangadeiros tem orgulho de ser palco para ações que fortalecem a segurança pública e reafirma sua disposição em colaborar com atividades que promovem o conhecimento e o preparo técnico em nosso ambiente náutico.

Inscrições para a Jangadinha de Inverno estão abertas

A programação de férias da Escola de Vela Barra Limpa está de volta com a Jangadinha de Inverno, aberta para crianças dos cinco aos 14 anos, que podem ser associadas ou não do Clube dos Jangadeiros.

O programa é realizado dos dias 21 a 25 de julho, das 13h30min às 17h30min. As atividades em terra são focadas na cultura náutica de vela. Quando o tempo estiver bom, também estão previstas atividades em água. 

As vagas são limitadas. Informações sobre valores, formas de inscrição e pagamento, além de mais detalhes sobre a programação, podem ser encontradas no formulário, por meio deste link

Jantar de posse da nova Comodoria será realizado no dia 12 de julho

Confira os resultados dos atletas do Jangadeiros nas competições do último final de semana

No último sábado (21) e domingo (22), atletas do Jangadeiros se destacaram em diferentes competições. Confira os resultados nos links abaixo:

3ª Copa Inverno – classe Ellitott 6m 

Taça Alberto Lineburger de Snipe

Torneio Zé Carioca de Optimist