(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
JANGA NEWS – ED. 39/2025 (26/09)
Jangadeiros dá início à obra de dragagem do canal de acesso ao Clube
Área do Clube que será dragada no sentido oeste – leste
A obra de dragagem do canal de acesso ao Clube começou nesta quarta-feira (24) e seguirá de forma ininterrupta até a metade de outubro. O trabalho é realizado diariamente no sentido oeste – leste e tem como objetivo restabelecer o canal com 20 metros de largura e três metros de profundidade abaixo da cota zero de medição oficial.
Durante todo o período, a movimentação interna de embarcações permanecerá restrita por motivos de segurança. Dependendo da posição da draga, poderá haver bloqueio temporário da passagem de veleiros nos trapiches. Por isso, recomenda-se que as embarcações não saiam enquanto estiver ocorrendo a obra. Em casos de real necessidade, é indispensável o contato prévio com a equipe do Porto para coordenar as manobras.
A execução está a cargo da empresa paulista Ster Engenharia, responsável também pelas dragagens de Pedras Brancas e Itapuã. A atividade está sendo feita em conformidade com a licença de operação vigente e conta com o acompanhamento diário de funcionários do Clube, que orientam os associados.
As informações sobre o andamento da dragagem e orientações aos associados serão fornecidas pelo canal oficial de WhatsApp do Clube. Por isso, se você ainda não recebe as mensagens do JangaZap, salve o número (51) 3094-5790 nos contatos do seu telefone e solicite a inclusão na lista de transmissão.
Conheça a profissão de prático de navio
Por trás de cada atividade portuária, existe um profissional que assessora os navios e garante a segurança na logística de manobras de atracação e desatracação. É uma atividade importante que garante os fluxos de transporte nos portos, além da atuação em áreas de navegação restrita. Para conhecer melhor a carreira de prático de navio e as etapas de formação, convidamos você para assistir a palestra do profissional Rodrigo Duarte, no dia 4 de outubro (sábado), na Escola de Vela Barra Limpa, às 10h. Inscreva-se pelo formulário https://tinyurl.com/Pratico-navio e não perca!
Jantar dos Chefs está com ingressos esgotados
Nesta sexta-feira (26), às 20h, o Restaurante da Ilha será palco do Jantar dos Chefs, um tradicional evento no Janga que teve seus ingressos esgotados. Neste formato, os associados serão os Chefs da noite em um momento de integração que promete uma experiência gastronômica especial.
O cardápio, cuidadosamente elaborado pelos Chefs, inclui brusquetas de cuca como entrada, Kophangan de frango com arroz jasmim ou filé ao molho mostarda com legumes assados como prato principal, e trifle de morango como sobremesa.
Esperamos vocês para essa deliciosa noite!
Atletas em destaque
Team Race World Championship 2025
Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, os atletas do Jangadeiros Gabriel Simões, o Dom, e Francisco Dal Ri competiram pelo Time Brasil no Campeonato Mundial de Team Race, em Porto Rotondo – Sardenha, na Itália. A equipe se dividiu em duas embarcações com 4 tripulantes em cada e finalizou a competição em 5° lugar. Parabéns!
RS21 World Championship 2025
O atleta do Jangadeiros Gabriel Simões, o Dom, continua em Porto Rotondo para o Campeonato Mundial de RS21, que começou nesta quarta (24) e vai até sábado (27). Após sete regatas disputadas, a tripulação do barco Samba está em 10° lugar na categoria Corinthian e em 33ª posição geral. Acompanhe o Insta do Janga para saber o resultado final. Desejamos bons ventos!
Qual é a diferença entre os campeonatos?
O Team Race Worlds é um campeonato disputado entre países, cada um representado por um time composto por duas embarcações com quatro tripulantes em cada. As competições têm a largada na raia com quatro barcos, ou seja, um time contra outro.
Já o RS21 Worlds é o campeonato mundial da classe RS21, em que cada barco compete de forma individual em fleet racing, ou seja, todos os barcos saem na mesma largada.
Regata de Monotipos – Optimist
No domingo (21), o Clube dos Jangadeiros foi palco da competição da FEVERS de Optimist. Ao total, foram 48 barcos que disputaram duas regatas.
Representando o Clube na classe veterano, Sofia Zambelli Cerqueira conquistou o primeiro lugar, Pedro Nolasco Crespo ficou em segundo e Roberta Oliveira em quarto lugar. Na classe estreante, Lúcio Krause Kuhn Berenguer ficou na terceira posição.
Entre os 10 primeiros colocados, sete são atletas do Janga, um progresso vigoroso da Flotilha. Isso é resultado do investimento do Clube em novos barcos, matreação, vela, leme e bolina, somado ao trabalho dos treinadores e empenho dos atletas, que concluem hoje a semana de clínica com Alexandre Paradeda. Essa é uma das etapas de preparação para o campeonato estadual em outubro e para o sul-brasileiro, em novembro. Parabéns a todos!
Veja como foram todos os atletas que representaram o Janga:
Estreante
* Lúcio Krause Kuhn Berenguer – 3° lugar
* Leonardo Prates Pantoja – 7° lugar
* Martina Tapia de Souza Pereira – 8° lugar
* Vicente Rauber Bourscheid – 9° lugar
Veterano
* Sofia Zambelli Cerqueira – 1° lugar
* Pedro Nolasco Crespo – 2° lugar
* Roberta Oliveira Horn – 4° lugar
* Martin Cruz Gomes – 7° lugar
* Maria Clara Hitl – 8° lugar
* Rodrigo Zambelli Cerqueira – 9° lugar
* Pedro Szabo – 10° lugar
* Greta Dal Ben Raya – 12° lugar
* Eric Tapia Pereira – 14° lugar
* Miguel Moreira Cuchiara – 15° lugar
* Bárbara Furlin – 16° lugar
* Pedro Brusius Heemann – 20° lugar
* Manuela Hofstatter – 21° lugar
* Anne Rodrigues de Oliveira – 24° lugar
* Rafael Bortolon de Oliveira – 25° lugar
* Matheus de Macedo Bendl – 28° lugar
* Lorenzo Romano – 32° lugar
* Marina Rosito Silva – 33° lugar
Rosane da Cruz Ferreira é vice-campeã sul-americana de Windsurf Slalom
A atleta e associada do Clube Rosane da Cruz Ferreira conquistou o vice-campeonato feminino na categoria Sport do Campeonato Sul-Americano de Windsurf Slalom, realizado entre os dias 20 e 23 de setembro, em Parnaíba (PI).
A competição reuniu atletas da América e da Europa em quatro dias intensos de disputas. Rosane garantiu a 2ª colocação após a realização de 12 regatas.