(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
JANGA NEWS – ED. 42/2025 (17/10)
35° Troféu Cayru ocorre neste final de semana
Neste final de semana (18 e 19), o Janga sedia a 35ª edição do Troféu Cayru! Se você ainda não se inscreveu, acesse o link https://tinyurl.com/Inscricoes-Cayru e garanta a sua presença. Lembre-se que as classes Velejaço, ORC, RGS, HPE-25, MT-19 e J-70 estão aptas a competir nesta edição. Confira a programação:
Sábado (18)
11h – largada da regata longa (ORC, RGS e Bico de Proa).
11h10 – largada da regata média (MT19, HPE-25 e J-70)
Jangadeiros sedia o IOM South American Continental Championship
Entre os dias 27 de outubro e 1° de novembro, o Clube dos Jangadeiros será palco do IOM South American Continental Championship, o campeonato sul-americano da classe vela radiocontrolada. A abertura do evento será no dia 27/10 (segunda-feira), às 9h, no deck do Restaurante da Ilha. A cerimônia de premiação e o jantar de encerramento serão no dia 01/11 (sábado), às 19h30min, no Restaurante Pimenta Rosa. As inscrições já estão encerradas. Acesse o site para mais informações: https://www.agvrccontinental.org/pt.
Garanta a sua presença no Halloween do Janga
No dia 01/11 (sábado), às 20h, o Restaurante da Ilha será palco de uma noite muito divertida! O Halloween do Janga é um evento voltado ao público adulto e todos estão convidados a virem fantasiados para entrar no clima. Teremos tambores com luzes de led, será um espetáculo musical que envolve um projeto de percussão com luzes, cores e efeitos audiovisuais.
Os ingressos já podem ser adquiridos na secretaria. Valores:
Associados: R$ 70,00
Não associados: R$ 80,00
O Restaurante estará funcionando com serviço de petiscos e bebidas. O consumo não está incluso no valor do ingresso.
Será imperdível! Te esperamos!
Poema de aluna homenageia os professores da EVBL
Para representar o nosso reconhecimento aos profissionais da EVBL pelo Dia dos Professores (15), apresentamos o poema “Aprendendo a Velejar”, da aluna Mariângela Milhoranza:
Entre ventos e velas, eu sigo a tentar, nem sempre é simples, o barco a guiar.
Há dias de calma, há dias de dor, mas o Guaíba ensina com sabedoria e amor.
Errar o bordo, perder o rumo,
Faz parte do jogo, do aprendizado em resumo.
E quando o medo sopra mais forte, é o coração que redefine a sorte.
A vela não se aprende num dia,
é entrega, é alma, é poesia.
É o corpo que sente o vento passar, e o espírito livre, a se reinventar.
Ao Guaíba, meu eterno respeito,
espelho de sonhos, tão cheio de efeito.
E à Escola de Vela Barra Limpa, gratidão sincera, por cada lição que a vida espera.
Pois quem ama o vento, o céu e o Guaíba, sabe que nunca é tarde pra recomeçar.
Dedá e a retomada da Federação de Vela do Rio Grande do Sul
Muitos contratempos e dificuldades desafiaram a Federação de Vela nos últimos anos, mas ela ressurgiu e tem nova diretoria graças à obstinação de um homem chamado Carlos Henrique de Lorenzi. No Clube dos Jangadeiros, todos o conhecem como Dedá.
A Federação de Vela do Rio Grande do Sul (FEVERS) foi criada em 1941, na época fundada como Federação de Vela e Motor do Rio Grande do Sul. O seu primeiro presidente foi Leopoldo Geyer, o também cofundador do Clube dos Jangadeiros. Desde então, a FEVERS promove a organização de campeonatos e regatas, apoia os clubes náuticos, contribui na formação de atletas e atua como autoridade regional.
Um de seus presidentes foi justamente o Dedá. Ele, além dessa função, também foi Secretário Administrativo da entidade e atualmente é um dos funcionários da secretaria esportiva do Janga. Começou a velejar no Clube quando tinha 16 anos e chegou a ser campeão brasileiro de Snipe. “Eu não sei se aqui é a minha primeira ou segunda casa”, relata sobre a sua relação com o Clube.
Segurando a peteca
Na década de 90, uma lei regularizou o bingo como forma de arrecadar recursos para clubes esportivos. É neste ponto que a história da Federação e de Dedá se cruza com um bingo de Canoas. Durante alguns anos, a Federação, que tinha Dedá como Secretário Administrativo, recebeu apoio deste bingo. A contribuição era depositada todos os meses, mas a quantidade dependia do rendimento do jogo. Assim sucedeu-se até a proibição dos bingos, anos depois.
Em 2011, quando Dedá passou de Secretário Administrativo a Presidente da Federação, a Justiça Federal bloqueou as contas da entidade pela irregularidade do bingo no pagamento de tributos. “Eu fiquei sozinho. Todo o pessoal caiu fora, eles tinham medo da Receita. Não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas eu sempre respeitei a opinião deles”, conta Dedá, que manteve a Federação ativa, com todos esses problemas, durante 12 anos. “Chegou um momento que eu achei que não ia dar, mas eu segurei no braço”, relata. Durante esse período, a Federação não deixou de cumprir com nenhuma de suas atribuições estatutárias, pois as contribuições dos velejadores afiliados continuaram sendo fiscalizadas pela FEVERS.
Há dois anos, o atual Vice-Comodoro Administrativo do Jangadeiros, Marcelo Guimarães, o Apoja, entrou na história e começou a lidar com os problemas jurídicos e fiscais da Federação. Entre as ações tomadas, auxiliou na baixa e extinção das execuções fiscais, na regularização do CNPJ da entidade junto à Receita Federal do Brasil, diligenciou junto ao cartório da pessoa jurídica para atualização dos dirigentes e regularização do período em que a Federação ficou sem registrar movimento. Essa atuação se manteve até que a FEVERS pudesse estar em atividade com todas as exigências legais e formais.
Em julho de 2025, a Federação voltou à atividade com a eleição de uma nova diretoria que tem como presidente Paulo Gonçalves. Questionado sobre o que deseja para essa nova fase, Dedá responde: “Olha, eu espero que esse pessoal que está assumindo agora toque para frente a Federação e tudo aquilo que foi feito. E que não deixem a peteca cair”.
O Clube dos Jangadeiros reconhece a persistência de Carlos Henrique De Lorenzi e o empenho de Marcelo Guimarães em prol da vela no Estado. Fica o nosso agradecimento ao renitente Dedá e ao resoluto Marcelo.
EVBL está com inscrições abertas para novas turmas de Optimist
A Escola de Vela Barra Limpa (EVBL) está com inscrições abertas para novas turmas de Optimist, com aulas de 25 de outubro a 14 de dezembro.
As opções incluem:
Janga Kids – domingos pela manhã ou tarde (para crianças de 5 a 6 anos, sem experiência);
Optimist Branco – sábados, dia todo (a partir de 7 anos, sem experiência);
Optimist Azul – sábados, dia todo (para quem já concluiu o nível Branco);
Optimist Vermelho – sábados, dia todo (para quem já concluiu o nível Azul).
O curso Janga Kids tem duração mensal, com necessidade de rematrícula a cada período. Já os níveis Branco, Azul e Vermelho têm duração de dois meses, se encerrando com formatura em dezembro.
E tem novidade! A EVBL lança o curso “Aprendendo a Velejar”, que ocorrerá aos domingos, com turmas pela manhã e à tarde, destinado a crianças a partir dos 7 anos. O foco é o aprendizado da vela de lazer, permitindo que os alunos tenham a base necessária para, futuramente, migrar para a vela de competição.
As inscrições devem ser realizadas pelo formulárioneste link, no qual também estão disponíveis os valores de cada curso. O pagamento pode ser parcelado em até duas vezes para o Janga Kids e em até quatro vezes para os demais cursos. Associados têm os valores cobrados no boleto da mensalidade; já os não sócios podem pagar via PIX ou cartão.
Outro destaque é que a EVBL oferece desconto para inscrições de familiares, mesmo que em cursos diferentes.
Velejadores do Jangadeiros disputam a Copa Brasil de Vela em Ilhabela
Entre os dias 14 e 19 de outubro, atletas das categorias Ilca 6, Ilca 4, 420 e 29er disputam regatas pela Copa Brasil de Vela, em Ilhabela, São Paulo. Confira as colocações até esta quinta-feira (16):
Ilca 7
Antônio Rosa: 4° lugar
Ilca 6
Francisco Dal Ri: 1° lugar
Ilca 4
Lucca Walter: 6° lugar
Ana Luiza Dantas: 25° lugar
29er
Maria Clara Azevedo e Olivia Garrafielo: 1° lugar
Fernanda Schramm e Nicolas Gallicchio: 2° lugar
420er
Melissa Paradeda (VDS) e Antônia Gick (VDS): 2° lugar
Atletas do Janga vencem o Campeonato Estadual de Hobie Cat 16
A dupla Mario Dubeux e Luiza Horta Barbosa venceu o Campeonato Estadual de Hobie Cat 16, que teve a segunda etapa realizada no último final de semana, no clube. Os atletas venceram oito das nove regatas realizadas.
A primeira fase havia sido realizada no final de setembro, nos dias 28 e 29. Já a segunda etapa, programada para este final de semana (11 e 12/10), contou com regatas apenas no sábado, pois no domingo não havia condições meteorológicas para dar continuidade ao campeonato.
Também se destacou a dupla Aleks Vasconcellos e Eduardo Citolin, que ficou em 6º lugar geral e 4º lugar na Gran Master.
Confira no link o resultado final da competição, que teve também a categoria a classe Soling.
Confira o resultado provisório da 7° etapa da Regata Sai de Casa
No dia 11 de outubro (sábado), ocorreu a 7ª e penúltima etapa da Regata Sai de Casa, um campeonato organizado pela Escola de Vela Barra Limpa. Sete barcos das classes Snipe, Laser e Daysailer participaram desta fase, totalizando nove velejadores.
O vento firme que veio do sul variou entre seis e oito nós, resultando em um cenário perfeito para velejar, já que o dia estava ensolarado e a temperatura agradável.
Os campeões do ranking, ao final do ano, serão definidos pela frequência nas provas e pelas melhores colocações. A próxima e última regata será no dia 22 de novembro.