Jangada News – 08 de julho de 2016

Newsletter do Clube Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 8 de julho de 2016

Fernanda Oliveira orgulha o Janga ao conduzir a
Tocha Olímpica em Porto Alegre

“É quase desnecessário salientar o nosso orgulho em vê-la carregando a Tocha Olímpica dentro da nossa cidade! Com ela, ia também um pouquinho do Janga, uma parcela de cada um dos nossos velejadores, muito provavelmente em um lugar privilegiado, perto do seu coração!”

Comodoro Manuel Ruttkay Pereira

Nossa atleta Olímpica, Fernanda Oliveira, teve uma quinta-feira movimentada na capital gaúcha. A velejadora foi uma das 77 condutoras da Tocha em Porto Alegre. O percurso começou por volta das 20h30 na Avenida Edvaldo Pereira Paiva e, após percorrer os seus 200m, Fernanda passou o símbolo para o campeão paralímpico de Esgrima, Jovane Guissone.

“Já é um sonho poder participar de cinco edições de Jogos Olímpicos, e ainda mais ter sido convidada para conduzir a chama Olímpica na cidade onde nasci e comecei minha trajetória de atleta olímpica. É muita emoção!” diz Fernanda.

“Repito, com muita frequência, que as vitórias da Fernanda são, antes de tudo, vitórias dela, da sua proeira Ana, da sua família e dos seus amores (seu esposo e sua filha, bem entendido!) Todos esses êxitos são, indiscutivelmente, frutos de uma mescla de talento, foco, disciplina, perseverança e muitos sacrifícios e abstinências. De outro lado, cabe ressaltar que nossa atleta sempre recebeu do Jangadeiros aquilo que ele pode dar: uma escola de vela onde aprender a prática do iatismo, uma base segura para retornar após suas navegadas pelo mundo afora, uma raia de treinamento excelente, um companheirismo saudável, uma interface indispensável para o relacionamento formal e financeiro com o COB e a CBV e uma torcida do tamanho do mundo!

Isto posto, é quase desnecessário salientar nosso orgulho em vê-la carregando a Tocha Olímpica dentro da nossa cidade! Com ela, ia também um pouquinho do Janga, uma parcela de cada um dos nossos velejadores, muito provavelmente em um lugar privilegiado, perto do seu coração!” Manuel Ruttkay Pereira, Comodoro

Ainda nesta última quinta-feira, Fernanda também foi a atleta escolhida para ser destaque no programa Globo Esporte, da RBS TV, junto com o ex-jogador de vôlei, medalhista de Ouro nas Olimpíadas de 1992, e atual comentarista da Rede Globo, Tande. A entrevista ao vivo foi no Parcão, local da largada da chama. Sob o lindo sol de inverno, ela falou das expectativas para os jogos Olímpicos.  Você pode conferir a entrevista completa aqui.

Guilherme Medaglia e Rolf Peter Nehm revitalizam o histórico Tietê

Se você tem uma vela grande que possa ser doada, entre em contato com os nossos velejadores e contribua com a revitalização do barco. Ajude a manter viva uma parte da grande história do Clube dos Jangadeiros!

No Pavilhão dos Monotipos, um barco em especial chamou a atenção do velejador Guilherme Medaglia, de 20 anos. “Eu estava passando por ali e notei um barco grande e muito bonito e fui tentar descobrir a história dele”. A embarcação a que ele se refere é o Tietê, um Sharpie de 20 metros de área vélica, que pertenceu ao fundador do Clube dos Jangadeiros, Senhor Leopoldo Geyer.

A idade certa do barco é difícil de dizer, mas o sócio benemérito, Kurt Keller, afirma que ultrapassa os 75 anos do Clube. A construção foi feita por Jacó Zeller com base no projeto do designer de Iates alemão, Arthur Tiller. O grande diferencial do Tietê é o casco, que tem o formato redondo. “Nosso fundador, Leopoldo Geyer, conhecia este barco pela literatura alemã, através da revista Die Yacht, que circulava entre os aficionados ao iatismo. Na época, também navegava nas águas do Guaíba, em Porto Alegre, o Iguaçú, que era irmão gêmeo do Tietê”.

A bonita história da embarcação foi o bastante para que Guilherme quisesse reformar todo o veleiro. “Precisava valorizar essa história”, ele conta. Nesta missão, o atleta pediu a ajuda do professor da Escola de Vela,
Rolf Peter Nehm, que dá aulas na EVBL desde o fim dos anos 70.

Até o momento, a dupla já conseguiu realizar algumas etapas da revitalização. “Limpamos todo o barco, conseguimos uma buja em boas condições e eu fiz em casa uma peça que estava faltando no leme. Estamos indo devagar, o próximo passo é arrumar um quebrado na popa, mas o maior problema é que está faltando uma vela grande. Caso alguém tenha alguma sem uso e consiga nos doar, adaptamos ao Tietê e finalizamos a reforma”.

Para Kurt Keller, essa revitalização é importante porque revive e valoriza a história do Clube e de seu fundador. “O amor que temos ao Jangadeiros foi o Senhor Leopoldo que nos transmitiu, assim que criou o Grupo dos Filhotes dos Jangadeiros. Este barco pertenceu a ele e merece a nossa atenção.”

EVBL: Uma escola que forma para a vida e constrói amigos

Os pequenos alunos da Escola de Vela Barra Limpa, que estavam fazendo as aulas de Optimist Iniciação desde março, receberam os seus certificados no sábado (2). Cerca de 30 crianças, de 6 a 13 anos, concluíram o curso.

Os amigos Pedro, de 9 anos, e Sofia, de 8, fazem parte da turma de formandos. “A mãe dele disse para a minha que ele ia entrar para a Escola de Vela, então fiz uma aula experimental, gostei e decidi fazer o curso também”, conta Sofia. Pedro também se mostrou entusiasmado com o esporte. “Adorei aprender tudo e quero continuar tendo aulas, com certeza”.

Mateus, de 13 anos, também pretende continuar na vela. Ele chegou à escola por indicação de um familiar e agora não pretende deixar o esporte tão cedo. “Eu achei a experiência muito boa, o esporte é muito legal”.

Mãe do Giovane, de 11 anos, Tatiana Ramos acredita que o incentivo ao esporte é importante desde cedo, por isso, está feliz com o grande interesse do filho pela vela. “Não só como atividade de lazer, mas o esporte ajuda também no desenvolvimento dele fora do Clube. Ele está encantado com a vela”. Giovane conta que achou “a escola e os professores muito bons” e que quer continuar velejando o máximo possível.

Para o professor da Escola de Vela, Rolf Peter Nehm, a EVBL é importante em muitos sentidos, mas, principalmente, pela turma de amigos que se forma. “Velejar às vezes pode ser desconfortável por causa do frio ou chuva, então os colegas motivam uns aos outros e continuam frequentando as aulas mesmo em situações desfavoráveis e assim vão surgindo grandes velejadores”. Segundo Peter, a cerimônia de formatura “é um momento marcante para eles, uma forma de reconhecimento que com certeza vão lembrar”.

Barco San Chico 3 no TOP5 da
43ª Semana de Vela de Ilhabela (SP)

Começou na última segunda-feira (4), a Semana de Vela de Ilhabella, em São Paulo. Até o momento foram disputadas cinco regatas da ORC, classe que o San Chico 3, barco do sócio Francisco Freitas, está competindo. Totalizando 24 pontos, o veleiro ocupa a 4ª colocação entre os 19 competidores. Até o fim do campeonato, neste sábado (9), estão previstas mais cinco regatas.

“Estamos muito confiantes. Ontem tivemos uma excelente recuperação, já que nossos adversários principais não alcançaram bons resultados. A equipe está bem concentrada para as regatas de hoje porque sabemos que podemos melhorar nossa classificação mais ainda. Contamos com a torcida de todos. Essa energia faz diferença para nós.”
Francisco Freitas

Súmula: http://svilhabela.com.br/data/resultados/2016/20160707193140.pdf

Guilherme Plentz, Gabriel Kern e Giovanne Pistorello, encerram o Mundial de Optimist na Flotilha Bronze e destacam o aprendizado no campeonato

Terminou no último domingo (3) o Mundial de Optimist, realizado em Vilamoura, Portugal. O Jangadeiros conseguiu levar três atletas para a competição: Gabriel Kern, ficou em 136º; Giovanne Pistorello, em 161º; e Guilherme Plentz, 165º. Ao todo, 255 velejadores disputaram o título, que ficou com o suíço Max Wallenberg. Na competição por equipes, os Estados Unidos levaram a melhor, enquanto o Brasil terminou sendo eliminado pelos suíços na fase classificatória. Parabéns aos meninos que conseguiram ocupar três das cinco vagas disponibilizadas à equipe brasileira. Estamos orgulhosos!

“Sabíamos que o campeonato é bem difícil, o que podemos notar é que a cada ano o nível aumenta mais. Achamos que foi um aprendizado, pois era o primeiro mundial da maioria dos atletas da equipe. Só de estar entre os cinco melhores do Brasil, é um grande feito”. Átilla Pelin, técnico.

“Foi uma grande experiência, tanto na água, como em terra. Aprendi muita coisa sobre o Optimist. Agora pretendo ir para a Classe 420 ou para o 29er”. Giovanne Pistorello

Em foco: o sócio cruzeirista Danilo Sant’Anna

A natureza sempre encantou a família Sant’Anna. Sócios há cerca de 20 anos, a história no Clube começou por causa de Leonardo, filho de Danilo, na época com nove anos. “O Leonardo chegou na idade suficiente para o Optimist e começou a demonstrar interesse pelas aulas de vela. Como somos muito do ar livre, queríamos incentivar ele aos esportes náuticos e ele adorou”. Na época, Danilo conta que via o pequeno navegar no CDJ e sugeriu para a esposa, Cirley, que a dupla também aprendesse a velejar. “Fizemos um curso básico e um de Oceano, assim que acabamos compramos nosso primeiro barco, um Brasília 25, chamado Viking”.

Hoje, a família possui o Drakkar, um Shaefer 30 pés. Danilo conta que não tem um destino preferido para velejar, desde que seja até a Lagoa dos Patos. “Já passamos 15 dias velejando pela Lagoa, e não tenho interesse em ir para outro lugar. Costumamos ir até Tapes, Praia do Sítio, Rio Grande ou Araçá, dependendo do tempo que temos disponível”.

A relação da família com o Clube é bastante estreita. Apesar de terem diminuído a frequência das visitas ao CDJ, sendo uma das causas a profissão do filho, que agora é dentista, o amor pelo Jangadeiros continua forte. “Para nós o clube é tudo, principalmente pelos amigos e funcionários, que acho que são os melhores do Brasil. Sem falar no porto e na Ilha. Me alegro só de ir até lá para conversar, tomar chimarrão e relembrar histórias”.

Remarcada a licitação do projeto
Preparando o Futuro Olímpico

Será na próxima quinta-feira (14), às 14h, no Espaço Jangadeiros, a licitação para a aquisição de barcos, equipamentos e materiais esportivos de alta performance para a formação e preparação de jovens velejadores para as classes olímpicas.

No pregão, os interessados deverão apresentar ofertas de barcos das modalidades Optimist, Laser, 29er, Hobie Cat 16 ou botes. O projeto foi aprovado pela Confederação Brasileira de Clubes em outubro de 2015.

Desafio: Lorenzo Balestrin disputa
Campeonato Norte Americano de Optimist 2016

Nosso velejador de Optimist, Lorenzo Balestrin, já está em Antígua, no Caribe, para a disputa do Campeonato Optinam 2016, que começa neste domingo (10). Serão 144 velejadores disputando o título. A equipe brasileira está representada por 20 atletas. A competição segue até 18 de julho.

Boa sorte, Lorenzo!

*Na foto, os representantes do Rio Grande do Sul, Lorenzo Balestrin (à esquerda) e Germano Becker (VDS), no embarque para o Caribe.

Campanha do Agasalho 2016 continua

Você já contribuiu com quem precisa neste inverno? Aquela roupa guardada há anos ou o sapato apertado pode amenizar o frio de alguém! Além de peças de roupa, também estão sendo arrecadados cobertas, fraldas e produtos de higiene. Não deixe de participar ! Procure a Central de Eventos ou a Secretaria Administrativa do Clube, das 9h às 18h.

Jangadeiros na mídia

(CLICAR NO LINK)

GLOBO ESPORTE, RBS TV: Fernanda Oliveira participa de Globo Esporte, ao vivo do Parcão

JORNAL DO ALMOÇO, RBS TV: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan contam como a dupla está se preparando para as Olímpiadas