Jangada News – 20 de novembro de 2015

Jangada News

Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 20 de novembro de 2015

74 anos de histórias

74 anosA seguir, mais uma bonita história do Jangadeiros, às vésperas do seu aniversário, contada por Kurt Keller:

“No domingo à tarde, a presença de uma ambulância na nossa churrasqueira ‘Espaço Gourmet’, me proporcionou a satisfação da presença de nosso associado Jorge Henrique Fonseca Ely, autor de uma das passagens que mais me emocionaram como colaborador do Clube dos Jangadeiros.

Pois lá pelos anos 60, portanto há mais de cinquenta anos, estava eu como juiz de uma regata de Pinguins, quando o velejador Luiz Eduardo Paradeda, mais conhecido por ‘Dodo’, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Como era tradicional, a chegada do primeiro colocado era sinalizada com um tiro de canhãozinho, específico para esta sinalização. E os demais colocados, sinalizados com apito. Os cartuchos que davam o tiro eram carregados com pólvora e buchas de papel. Ocorre que o Dodo cruzou a linha de chegada bem próximo do barco dos juízes, recebendo a carga da bucha de papel ainda incandescente no rosto.O lado direito ficou um sangue só, e ele gritando de dor. Na mesma hora levei-o ao Pronto Socorro, onde ele recebeu os primeiros socorros e uma importante instrução dos médico atendentes:

– Amanhã, bem cedo, procurem um cirurgião plástico.

Na segunda pela manhã procuramos um ‘fera na arte’: Dr Jorge Henrique Fonseca Ely, já conhecido como grande cirurgião plástico, e que veraneava, com sua família, na Pedra Redonda. Após suas explicações, perguntei-lhe quanto custaria ao Jangadeiros seu trabalho, já que o Clube seria o responsável. Ele respondeu com outra pergunta, consultando quanto custaria um título do Clube. Ao informar-lhe o preço, ele saiu-se simplesmente com esta:

– Mas não gostaria de cobrar do Clube tanto.

Ao que respondi simplesmente:

– Se o Senhor faria por um título, pode marcar a cirurgia, pois o título estará em bom nome.

E o casal Paulo Passos e Noemi Paradeda, líderes da ‘Clã Paradeda’ receberam o Dodo de braços abertos, aumentando o vinculo Jangadeiros/Paradeda.

A vinda do Dr.Jorge Henrique Fonseca Ely ao Clube no domingo, juntamente com seus familiares, me proporcionou relembrar esta pequena, mas importante história deste nosso querido Clube dos Jangadeiros, ao qual tanto nos dedicamos nestes quase setenta e quatro anos.”

Convites para a festa de Ano Novo à venda

Convite

Garanta seu lugar na festa de Réveillon do Jangadeiros! Os convites já estão disponíveis no restaurante da Ilha, ao valor de R$ 150,00, para sócios, e R$ 210,00, para não sócios. Criança com até seis anos são isentas, e de 7 a 11 anos, o valor é R$ 60,00. Além da Ceia de Ano Novo, haverá a tradicional queima de fogos e um DJ para animar a confraternização.

Informações pelo (51) 3346-1116

Preparando o Futuro Olímpico é primeiro lugar na avaliação da CBC

CBCO nosso projeto “Preparando o Futuro Olímpico” foi classificado em 1º lugar pela Confederação Brasileira de Clubes, obtendo 41,24 pontos dos 44 possíveis de atingir no ranking da CBC. Outros 26 clubes compõem a lista.

Parabéns ao Jangadeiros!

Renovação do Conselho Deliberativo

Logo

Vamos votar ! Convidamos nossos associados para a Assembleia Geral Ordinária, que irá renovar um terço do Conselho Deliberativo. Anote na agenda: 28 de novembro, sábado, no Pavilhão Edgar Siegmann, na sede do Continente, das 9h às 17h.

CANDIDATOS

Airton Schneider

CANDIDATO AVULSO

Edgar Hony Plentz

No mesmo dia e horários, será votada a alteração estatutária para adequação do Estatuto Social do Clube dos Jangadeiros à nova redação da Lei Pelé.

João Kraemer e Lawson Beltrame,

1º lugar no Estadual de Hobie Cat

João e LawsonA dupla João Kraemer e Lawson Beltrame consagrou-se campeã gaúcha 2015 de Hobie Cat, conquistando o primeiro lugar no Campeonato Estadual da classe, disputado no último final de semana (14 e 15) na raia da Pedra Redonda.

Mario Dubeux e Karol Bauermann ficaram com a quarta colocação, seguidos por Claudio Mika e Aleks Vasconcellos. A dupla catarinense, Ricardo Halla e Marcela Mendes, foi a vice-campeã. Fechando a classificação, Ricardo Lis e Gustavo Azambuja chegaram na terceira posição.

João Kraemer comemora:“Foi um excelente campeonato. Eu e Lawson Beltrame, meu parceiro, junto a todos os velejadores da flotilha gaúcha tivemos um grande teste antes do nosso estadual, que foi o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat – Brascat, disputado em Porto Belo. Esse campeonato fez com que o grupo chegasse em alto nível para disputar as regatas do estadual, que foi subsequente. Posso falar que as condições do vento possibilitaram todo tipo de situação para velejar. Durante as regatas, tivemos o primeiro dia de ventos rondados e fracos e o último dia de ventos ideais. Com isso, tivemos grandes desafios durante as regatas e, felizmente, conseguimos ter uma sequência de bons resultados”.

O primeiro título estadual é muito importante. Eu e o Lawson viemos de um ano com um bom empenho na classe, disputamos competições fora do Brasil e cada vez mais buscamos evoluir tecnicamente. Ao longo desse um ano e meio de parceria, conseguimos ver que os resultados começaram a aparecer. Isso me traz mais força de vontade de continuar a aprender sobre o barco e aprimorar os conhecimentos na vela.

São 12 anos velejando no clube e fazendo dele a minha segunda casa. Agradeço aos amigos e professores por todo o aprendizado que tive ao longo desse tempo”.

João Emílio de Vasconcellos vence o
Sul Brasileiro de Laser 4.7

João EmílioJoão Emílio de Vasconcellos é o número um no 37º Campeonato Sul Brasileiro de Laser 4.7. O velejador Breno Kneipp ficou em 3º lugar. A competição encerrou no último domingo (15), e teve a participação de 32 velejadores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, nas categorias Laser 4.7, Standard e Radial.
“O campeonato estava muito divertido e com muito vento. Este título representa vários anos de dedicação à vela e muito tempo tentando aperfeiçoar minha velejada.
Estou muito contente com essa vitória, que não poderia vir em uma época melhor. Está chegando o fim do ano e, em janeiro teremos o brasileiro no Iate Clube do Rio de Janeiro, com velejadores de alto nível. Então, foi muito bom ganhar esse título agora, porque já vou motivado para os outros campeonatos”.

Gabriel Kieling e Guilherme Suarez conquistam o Estadual de Snipe

Snipe

Em tempo: a dupla Gabriel Kieling e Guilherme Suarez, conquistou a 1ª colocação no Campeonato Estadual de Snipe, disputado entre os dias 6 e 8 de novembro. Roberto Paradeda e Henrique de Lorenzi terminaram a competição em 3º lugar. O vice-campeonato ficou com a dupla catarinense formada pelos velejadores Adriano Santos e Christian Franzen.

Campeonato Estadual de Oceano é nesse final de semana

Classe Oceano

O Jangadeiros e a Federação de Vela organizam, nesse final de semana, a etapa final do Campeonato Estadual de Oceano. Serão quatro regatas (duas no sábado e duas no domingo), com largada às 14h, na raia da Pedra Redonda. São esperados de 30 a 35 barcos que vão competir nas categorias ORC-Internacional, BRA-RGS, J24 e MT19. A premiação será no domingo, a partir das 19h, na churrasqueira vento sul do Veleiros do Sul.

Bons ventos no 1º Campeonato Estadual da classe 29er

29er

Os velejadores do Jangadeiros fizeram uma disputa acirrada no 1º Campeonato Estadual de 29er. As seis regatas da competição aconteceram nos dias 11 e 12 de novembro e tiveram vento sul/sudeste variando entre 8 e 12 nós.

Classificação:

1° lugar: Breno Kneipp/Ian Paim
2° lugar: Lorenzo Bernd/Thomas Rodrigues
3° lugar: Marcelo Bernd/João Kramer
4° lugar: João Tasch/João Moré

foto de henrique

Capitão da flotilha, Marcelo Bernd:

“Foi um campeonato muito disputado onde o Breno e Ian venceram merecidamente, por estarem nitidamente mais bem treinados. No primeiro dia, com ventos bastante fracos, Breno venceu as três regatas. Já no segundo dia, com ventos mais favoráveis, o Lorenzo venceu duas e eu uma regata. O resultado para todos foi muito positivo, pois houve um crescimento técnico para todo grupo”

Treinos abertos de 29er

29er

Quer experimentar a sensação de navegar em um barco da classe 29er? Na próxima quarta e sexta-feiras, a flotilha segue treinando e convidando atletas de outras classes para vivenciar a modalidade.

Abertura da temporada de piscinas

PiscinasChegou o bom momento da abertura da temporada das piscinas. É neste sábado! Venha ao Jangadeiros aproveitar e lembre-se do regulamento do Clube para garantir um verão sem stress. As regras também ficam à disposição na área da piscina:

• As piscinas do Clube dos Jangadeiros são de uso exclusivo dos sócios e de seus dependentes e funcionarão, oficialmente, de terças-feiras aos domingos, no horário das 9h às 20h.

• Em caso da ocorrência de feriado às segundas-feiras, as piscinas funcionarão normalmente neste dia, passando a folga destinada à manutenção, para o dia seguinte.

• Todo o associado, frequentador das piscinas, deverá ter consigo a Carteira Social, apresentando, sempre que solicitado ao encarregado/fiscal das piscinas, que fará a verificação competente.

• O uso da piscina infantil é reservado aos menores de 10 anos, ressalvado a presença de adulto que esteja ativamente cuidando de uma criança. O uso da piscina de adultos por crianças, mesmo aquelas menores de 10 anos, será de exclusiva responsabilidade dos pais ou responsáveis, no que se refere à segurança.

• Compete aos associados fazer uso correto das piscinas, comportando-se de maneira adequada e que não venham a causar transtornos aos demais usuários.

• Por determinação da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente é expressamente vetado nas piscinas o uso de bronzeadores ou similares, boias de ar, colchões de ar, barcos miniaturas ou qualquer outro objeto estranho.

• Todos que desejarem utilizar as piscinas deverão, antecipadamente, utilizar os chuveiros dos vestiários ou os chuveiros localizados ao lado da piscina, especialmente quando tiverem praticado esportes terrestres ou náuticos.

• As piscinas serão controladas por funcionários do Clube e/ou Diretores, que terão atribuições de fazer valer este regulamento e as demais imposições do estatuto do Clube.

• Não é permitido o uso de cadeiras para banho de sol no deck, próximo da Sede da Ilha.
Agora, se depois de usar as piscinas você sentir fome, pedimos que observe o regulamento para uso da área interna do restaurante, de acordo com o Regimento Interno da Sede Social da Ilha: Não é permitido o ingresso de pessoas em trajes de banho ou sem camisa;

• O uso de copos de vidro a partir da Abertura da Temporada das Piscinas fica restrito à área interna do Restaurante;

• Solicitamos aos pais ou responsáveis que orientem as crianças a não entrarem molhadas no Restaurante.

Inscrições abertas para o Curso de Optimist

Curso

Uma boa dica para aproveitar a estação mais quente do ano no Clube é o curso Optimist de Verão para crianças de 7 a 14 anos de idade. Com atividades práticas e lúdicas, as aulas iniciam no dia 4 de janeiro e vão até 29, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.Mais informações na secretaria esportiva (51) 3094 5764 ou pelo comunicação@jangadeiros.com.br

Venha confraternizar !!

Convite Optimist

A flotilha de Optimist do Clube convida para a festa de final de ano dos jovens velejadores. Os convites estão à venda na Secretaria da Escola de Vela Barra Limpa
e também com os velejadores da Flotilha da Jangada. (link do evento aqui)

Churrasco no Jangadeiros

Churrasqueiras

Com o sol voltando ao cenário, uma boa opção é aproveitar a estrutura do Jangadeiros e fazer aquele churrasco! São 17 churrasqueiras à disposição na Sede da Ilha (uma delas coberta), com mobiliário para 10 pessoas e uma grelha. Bon appétit!

Regras para o bom convívio

• As mesas e cadeiras não poderão ser removidas de uma churrasqueira para a outra.
  • Procure selecionar o seu lixo em sacos para o orgânico e o seco.
  • Caso necessite auxílio de algum funcionário do Clube, dirija-se ao Container.