Jangada News. 20 de outubro de 2017

Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 20 de outubro de 2017
campanha
 

 Na próxima quinta-feira (26), os sócios Cleonice BourscheidAristóteles Bourscheid autografam o livro Ave, Água, no restaurante da Ilha

Obra inédita reúne poesia, meio ambiente e fotografias de diversos lugares do mundo. Evento será acompanho por recital. Agende-se para às 19h!  

livro

Ave, água é o terceiro volume da trilogia composta por mais dois livros

A escritora, professora, tradutora, produtora cultural e sócia do Janga há cerca de 40 anos, Cleonice Bourscheid, faz o pré lançamento do seu novo livro de poesias Ave, Água, com sessão de autógrafos na próxima quinta-feira (26), a partir das 19h, no restaurante da Ilha. A obra reúne poemas inéditos da autora, inspirados na natureza e ilustrados com fotografias de Aristóteles Bourscheid, esposo, velejador campeão e sócio do Janga, além de companheiro de viagem de Cleonice. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

O projeto Ave, Água propõe o diálogo entre diferentes formas de expressão artística: poesia, fotografia e música. Ave, água é o terceiro volume da trilogia composta pelos livros Ave, Pássaro e Ave, Flor, todos com a proposta de unir verso, imagem e sensação. O encontro da natureza e o verso são presentes na obra de Cleonice. Em 2015, ela recebeu o Prêmio Filoteo Amodeo, em Castiglioni di Sicilia, pelo livro Piquenique no Jardim, obra poética que propõe a interação entre poesia, arte, culinária e o teatro infantil.

Na ocasião do lançamento, acontecerá o recital Ave, Água, com composições de Fernando Mattos, interpretações das sopranos Clarice Bourscheid, Candice Mascarello e Luciana Kiefer. O violão é de Fernando Mattos e acordeon de Fernando Ávila.

 

1° Estadual de Kite Hydrofoil é conquistado por Marcelo Bernd

O velejador criou no Jangadeiros a primeira flotilha de Kite Hydrofoil no Rio Grande do Sul 

kite

O esporte chegou ao Rio Grande do Sul no mês de março com disputas na 4ª Copa Brasil de Vela

A primeira edição do Campeonato Estadual de Kite Hydrofoil encerrou no último final de semana no Jangadeiros (14) . O Kite Hydrofoil é uma modalidade disputada com uma prancha, equipada com um dispositivo que funciona com um hidrofólio e é capaz de desenvolver velocidades acima de 60 km/h. Os atletas usam apenas o vento para impulsionar as velas, formando uma espécie de parapente.

O esporte, que faz parte da categoria das hydrofoils, chegou ao Rio Grande do Sul em março com regatas disputadas durante a 4ª Copa Brasil de Vela. Foi o que levou o velejador Marcelo Bernd a montar no Jangadeiros a primeira flotilha de Kite Hydrofoil no Rio Grande do Sul. Vale lembrar que o kitesurfe, uma das variações da prancha com vela, poderá participar da Olimpíada de Tóquio, em 2020, como esporte de demonstração.

Próximo campeonato deve contar com pelo menos 20 participantes 

Os participantes entraram na água para valer para as quatro regatas de sábado – na sexta, a falta de vento impediu a realização das provas –, disputadas com as mesmas regras da vela. Organizador do evento, Marcelo Bernd ficou com título de primeiro campeão gaúcho, terminando o campeonato com apenas quatro pontos perdidos.

“O mau tempo durante a semana atrapalhou um pouco, principalmente na sexta, mas houve um interesse imenso do público e já há planos para disputar o Estadual com pelo menos 20 participantes no ano que vem”, disse. “Vale ressaltar também o papel do clube como incentivador do Kite Hydrofoil, como de outros esportes”.

Breno Kneipp, atual campeão brasileiro e sul-americano na 29er em dupla com Ian Paim, deu um tempo na preparação para o Mundial da classe, na China, em novembro, e foi o campeão sub-18, ficando ainda com o segundo lugar na classificação geral, com dez pontos perdidos. Velejador desde os oito anos de idade, ele pratica o Kite há oito meses e disse ter sido atraído pela velocidade: “É um esporte que ainda vai crescer, o barco voa acima da água”.

Guilherme Fonseca Alvares ficou com terceira colocação Geral. Já Lorenzo Bernd, filho de Marcelo, foi vice-campeão na classe Sub-18 e ficou em 4° na Geral, enquanto Marcelo Apoja e Rafael Paradeda terminaram empatados na quinta colocação.

Todos os atletas foram premiados com troféus, assim como Carlos Henrique de Lorenzi, o Dedá, ex-campeão mundial de Snipe e juiz nacional de regatas, homenageado como incentivador dos novos esportes no Jangadeiros.

Confira o resultado completo aqui!

kite

marcelo

kneipp

kite

 

Cristian Yanzer e Eduardo de Oliveira orientam sobre os benefícios dos aplicativos Windy e Navionics

Os cruzeiristas que compareceram no Restaurante da Ilha puderam conferir uma palestra repleta de aprendizado e tecnologia

app

Palestra teve o objetivo de conscientizar os sócios sobre a importância da navegação segura

Os cruzeiristas que compareceram na terça-feira à noite no Restaurante da Ilha puderam conferir duas palestras repletas de aprendizado e tecnologia que foram ministradas com o objetivo de orientar sobre segurança e eficiência na navegação desportiva e de cruzeiro. O cruzeirista e comandante de linha aérea Cristian Yanzer e o instrutor de vela Eduardo Bojunga de Oliveira falaram, respectivamente, sobre meteorologia e navegação por meio da utilização do Windy e do Navionics, aplicativos que foram apresentados pelos palestrantes de forma detalhada e precisa. A interatividade deu o tom do evento, o que fez com que os sócios, através de seus smartphones e tablets, pudessem acompanhar Yanzer e Bojunga em tempo real, solucionando dúvidas e recebendo orientações indispensáveis à navegação segura. Conhecimentos básicos sobre a meteorologia na nossa região também foram transmitidos aos presentes.

O Windy, aplicativo relacionado às questões meteorológicas, foi detalhado pelo cruzeirista Cristian Yanzer. Segundo ele, o app traz uma precisão apurada no que se refere às chuvas, velocidade e direção dos ventos e, para aqueles que pretendem velejar em alto mar, o aplicativo ainda disponibiliza as condições das ondas e correntes marítimas. Tudo facilmente configurado. Yanzer comentou que sempre que o usuário optar pela utilização do sistema europeu (ECMWF) a margem de erro irá girar em torno de 9km no destino em que se busca a previsão, já se o sistema escolhido for o americano (GFS), a margem de erro aumenta para aproximadamente 22km. Ponto para os europeus.

Um dos tópicos positivos do Windy é seu sistema de alerta, que permite ainda mais segurança para quem navega. O usuário configura o que deseja receber como aviso e o app o faz com maestria via email. Por exemplo: o velejador deseja saber quando os ventos irão aumentar em determinada localidade. Basta programar o aplicativo para receber no smartphone, por email, um alerta da direção e velocidade dos ventos naquele destino com boa margem de segurança e antes da ocorrência severa. E não é apenas a direção e velocidade dos ventos que o programa avisa, ele também alerta para a quantidade de chuva, alagamentos e as ondas, tudo pela proteção de quem navega. A ferramenta de alerta de alagamentos, em específico, também objetiva o bem estar das grandes cidades, declarou o palestrante, uma vez que durante a primavera e o outono, épocas de transição meteorológica, os mesmos são bastante comuns.

Navionics é capaz de criar rotas automáticas que disponibilizam trajetos mais seguros

O instrutor de vela do clube, Eduardo Bojunga de Oliveira, abordou o Navionics HD, app que, assim como o Windy, está disponível em smartphones e tablets. Por no máximo 16 dólares e uma atualização de 50% desse valor, o usuário tem acesso a várias informações úteis para quem busca navegar com proteção. Eduardo argumentou que o app é capaz de criar rotas automáticas que disponibilizam trajetos mais seguros e com a maior quantidade de água possível, afim de evitar que as embarcações encalhem. O aplicativo também desenha o caminho contrário, ou seja, a rota inversa, usando como base a rota já pré-estabelecida pelo usário no app, o que confere ao velejador um suporte essencial. Essas mesmas rotas, segundo Eduardo, podem ser gravadas pelo app e enviadas a outras pessoas e dispositivos, possibilitando o compartilhamento dos lugares e das experiências.

De acordo com o instrutor de vela, o Navionics tem as suas limitações e quem navega deve ficar atento: os waypoints (pontos marcados pelo velejador) não podem ser editados depois de salvos, arquivos KMZ (que o próprio Navionics gera) não podem ser importados por smartphones de contas diferentes, mas apenas por dispositivos GPS tradicionais de mão e chartplotters, os dados entregues durante a utilização do programa são limitados (COG, SOG, DTW, ETA, Lght e Time).

À frente da organização de mais esse evento, o diretor de cruzeiro, Henrique Freitas, argumentou que as palestras aconteceram com o objetivo de conscientizar os presentes sobre a importância da navegação segura. “Tanto o Windy quanto o Navionics são ferramentas que, quando bem utilizadas, trazem benefícios a quem veleja, então nada mais justo do que compartilhar com os cruzeiristas detalhes sobre os aplicativos”, relatou Freitas. Segundo ele, compartilhar o conhecimento pode resultar em uma navegação tranquila e com mais proteção.

app

app

app

app

 

Plano de Recuperação em área do Janga está com cronograma em dia

Projeto contou com o plantio de 526 mudas de árvores nativas

plantio

Foram plantadas apenas árvores nativas de ocorrência local e importância ecológica, que geram melhoria de características física e química do solo e possuem interação com a fauna local 

O plano que está sendo executado em território próximo ao porto e à quadra de beach tennis do Janga, está com o seu cronograma em dia e em plena atividade. O sócio Adriano Salvaterra, biólogo responsável pelo PRAD, explica, em detalhes, o andamento do projeto. 

“O plano está com seu cronograma em dia com “estrelinhas”. O relatório anual que deve ser entregue em dezembro já foi encaminhado ao poder público em setembro. A vegetação foi implantada em quase sua totalidade após alguns eventos importantes envolvendo a comunidade de sócios do Clube dos Jangadeiros.

Resta manter, incrementar e possibilitar o desenvolvimento da vegetação herbácea e arbórea, com a habilitação da área á fauna local. O objetivo é tornar o ambiente próprio para que haja a real interação entre animais e a vegetação implantada, bem como fixação do solo por esta vegetação. O processo demandará certamente alguns anos, está estimado no projeto aprovado 5 anos. Neste caminho, a gerência do Clube deverá incrementar algumas atividades de educação ambiental para inserção da comunidade envolvida.”

plantio

  

Balestrin é premiado na Semana Buenos Aires

Nosso atleta foi o 4° brasileiro melhor colocado na classe Optimist Veterano

balestrin

Sediada pelo Yacht Club Argentino, disputa reuniu mais de 1.100 participantes divididos em 21 classes

Nosso atleta Lorenzo Balestrin garantiu um ótimo resultado na Semana de Buenos Aires e foi um dos premiados em sua classe, destacando na 13° posição da classificação Geral na Optimist veterano. A competição, sediada pelo Yacht Club Argentino, encerrou nesta segunda-feira (16) e reuniu mais de 1.100 participantes divididos em 21 classes.

Na categoria veterano de Optimist, participaram 239 velejadores, sendo 47 brasileiros. Balestrin, após correr o total de 10 regatas, foi o 4° brasileiro mais bem colocado na disputa que reuniu velejadores do Brasil, Argentina, Peru, Uruguai, Equador e Chile.

“Foi uma competição bastante difícil e de alto nível, mas boa para ganhar experiência. Fico feliz com o resultado”, afirmou Lorenzo.

 

Sócio em foco: Marcia Maria Thom

A leitura é um dos maiores hobbies de Marcia, frequentadora assídua do Janga

 sócia

A nossa sócia gosta de contemplar a natureza do Janga na companhia de um bom livro 

Natural de Santo Ângelo, maior município da região das Missões localizado no noroeste do Estado, Marcia Maria Thom tem o Clube dos Jangadeiros como um refugo do agito da Capital e um lugar que lhe faz lembrar de sua cidade natal. Ela e a sua família são frequentadores assíduos do Clube há mais de 15 anos.

“É muito importante ter em uma cidade grande como Porto Alegre um lugar que tu possas relaxar. É difícil um final de semana que não comparecemos ao Clube”, conta. As suas idas ao Janga são sempre acompanhadas pelo seu marido, engenheiro e velejador do Clube, Diego Vier Loss, e o filho do casal, Guilherme, de 9 anos. O pequeno, aliás, já começa a seguir os passos do pai e do tio Felipe Vier Loss, também sócio e velejador do Clube, ao fazer parte da Escola de Vela Barra Limpa nos finais de semana.

“Sempre viemos em família. No inverno, aproveitamos para fazer piquenique, andar de bicicleta, entre outras coisas e, no verão, utilizamos o espaço da piscina. Eu também gosto muito de ler, de sentar embaixo da árvore e aproveitar. É maravilhoso!”, destaca.

marcia
A nossa sócia acompanhada do marido Diego Vier Loss, engenheiro,
sócio e velejador do Clube

Marcia atua como bancária na Bradesco Seguros. Se mudou para Novo Hamburgo em 1998 e de lá para Porto Alegre em 2007, quando Guilherme nasceu. Nos seus tempos de lazer, a leitura é um dos seus maiores hobbies. No momento, está lendo Mansfield Park, romance da escritora britânica Jane Austen, publicado pela primeira vez em 1814. “Gosto dessa mistura de romance e histórias de época”, revela.

Ir ao cinema é outro passatempo de Marcia que tem predileção por filmes alternativos e costuma ir no Guion Center ou no GNC Moinhos. Quando não vai ao cinema, Marcia e a família gostam de passear de bicicleta no calçadão da Beira Rio. Longe de Porto Alegre, ela recomenda a todos a viagem para os Lençóis Maranhenses, um dos principais destinos turísticos do Maranhão, no Nordeste do Brasil. “Outro lugar que marcou toda a família pela sua beleza foi Fernando de Noronha. Muito mergulho, muita natureza, muitos peixinhos, tartarugas, entre outras animais. Foi maravilhoso!” 

sócia

Marcia e o seu filho Guilherme, de 9 anos, aluno do curso de iniciação da Escola de Vela Barra Limpa 

 

Participe das próximas Velejadas da Lua Cheia! 

Em novembro, a 9ª Velejada de Lua Cheia acontece no dia 4 de novembro

lua cheia

Na última edição, 50 pessoas em 14 embarcações deixaram o cenário do Guaíba ainda mais bonito

Após a belíssima e inspiradora 8ª Velejada na Lua Cheia, os cruzeiristas já estão agendados para as próximas duas velejadas de Lua Cheia a serem realizadas nos dias 4 de novembro e 2 de dezembro. A expectativa é de que o sucesso nessas próximas disputas seja o mesmo da última edição. Nosso diteror de Cruzeiro, Henrique Freitas, detalha como foi:

“Na Velejada da Lua Cheia de 5 de outubro, 50 pessoas em 14 embarcações estavam nas águas do Guaíba, sendo 12 do Jangadeiros, uma do Veleiros do Sul e uma do Iate Clube Guaíba, simbolizando a presença dos co-irmãos, o que é uma das metas da Diretoria de Cruzeiro do CDJ: a sinergia e a cooperação entre os clubes. O vencedor foi o Madrugada (VDS), seguido do Escapada (CDJ). Um jantar muito animado deu sequência na programação, onde foram anunciados, em um telão, os resultados parciais do prêmio Cruzeirista 2017!”

Confira alguns registros de nossos cruzeiristas! 

lua

lua

uru

lua

 

Sábado foi dia de comemoração para as crianças!

Enquanto atletas velejavam sob suas pranchas em alta velocidade no 1° Campeonato Estadual de Kite Hydrofoil realizado no Janga, a criançada também “voava” no interior do pavilhão Edgar Siegmann, no Continente do Clube, em mais uma Festa do Dia das Crianças! Em razão da chuva dos últimos dias, a folia, que normalmente ocorre em parte externa na sede da Ilha, foi transferida para o pavilhão. O que não mudou foi a alegria dos pequenos com os brinquedos infláveis, recreações, músicas, dança, mesa de doces, entre outros ingredientes.

cri

cri

criança

cri

 

Janga na Mídia

GAÚCHAZH digital

https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/noticia/2017/10/clube-dos-jangadeiros-recebeu-primeiro-estadual-de-kite-hydrofoil-cj8unnzzo04o301mqeopvnr9o.html 

zh

CORREIO DO POVO

Edição impressa do dia 10 de outubro:

kite

REVISTA NÁUTICA

http://www.nautica.com.br/marcelo-bernd-e-campeao-na-primeira-edicao-do-campeonato-estadual-de-kite-hydrofoil-no-sul/ 

nautica

 

REGATA NEWS

http://regatanews.com.br/esportes-rio-grande-do-sul-1-estadual-de-kite-hydrofoil-e-conquistado-por-marcelo-bernd/

regata news

ALMANÁUTICA

http://almanautica.com.br/2017/10/19/1-estadual-de-kite-hydrofoil/ 

alm

 Agenda de eventos

agenda

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram