Jangadeiros recebe Marinha do Brasil em homenagem ao Almirante Tamandaré

Em celebração ao Dia da Marinheiro, que ocorre no dia 13 de dezembro, e como parte das celebrações dos 80 anos do Jangadeiros, foi realizada na manhã deste domingo a cerimônia de homenagem ao Almirante Tamandaré. Estiveram presentes autoridades da Marinha do Brasil e do Clube dos Jangadeiros, a banda da Marinha do Brasil também prestigiou o evento. 

O Comodoro do Clube dos Jangadeiros, Pedro Pesce, frisou a importância da homenagem para o Clube. “Relembrar a trajetória do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, é recordar também a história da própria Marinha, que desde 1822 segue firme e forte protegendo as nossas riquezas, cuidando da nossa gente. Nós, do Jangadeiros, ficamos imensamente gratos a quem conseguiu estar aqui e prestigiar esta homenagem a um homem que ficará marcado para sempre na história naval brasileira”, finalizou.

O Comandante do 5º Distrito Naval, V Alte Sílvio Luís dos Santos, ressaltou o legado deixado pelo Almirante Tamandaré. “Falar de Almirante Tamandaré é falar sobre o Brasil. Pelos oceano fomos. Agradecemos imensamente ao Clube dos Jangadeiros por essa homenagem. Nosso patrono não morreu ele continua vivo no coração e na alma de cada brasileiro. Por isso temos a obrigação de defender esse patrimônio que ele nos deu”, afirmou. “Vivas ao Clube dos Jangadeiros, Vivas ao Rio Grande do Sul, Vivas ao Brasil. Tudo pela pátria”, finalizou o Comandante do 5º Distrito Naval. 

Durante a homenagem, o escritor e poeta Alcy Cheuiche, autor do livro “O Velho Marinheiro”, obra que retrata a história do Almirante Tamandaré, prestou um discurso e relembrou momentos históricos do Al. Tamandaré. “Temos um país lindo e de paz. Devemos parte disso ao almirante Tamandaré. Tenho certeza que ele, de alguma forma, ainda navega por essas águas do Guaíba e ronda o Rio Grande do Sul nos protegendo e agraciando. Ele será eterno para todos os brasileiros”, contou Alcy. 

Foi entregue uma coroa de flores ao busto do Almirante Tamandaré, localizado em frente à Escola de Vela, como homenagem por toda sua trajetória e legado.