Martha Rocha retorna ao Clube dos Jangadeiros como Gerente Esportiva
O Clube dos Jangadeiros anuncia a chegada de Martha Rocha como Gerente Esportiva, um passo importante para aprimorar o desempenho esportivo na vela e consolidar o protagonismo nacional do Jangadeiros, que é um dos principais formadores de atletas olímpicos brasileiros. Grande referência da vela brasileira, a profissional retorna ao Clube onde iniciou sua trajetória no esporte aos seis anos de idade – agora, com a missão de coordenar todas as modalidades e competições, atuando na integração entre atletas, treinadores e áreas técnicas.
“Estamos muito empolgados com a vinda da Martha porque a experiência que ela traz será fundamental para impulsionar a formação de nossos atletas, e para ampliarmos um trabalho que já fazemos com nossos jovens, de prepará-los para as grandes competições nacionais e internacionais “, afirma o comodoro do Clube dos Jangadeiros, Henrique Bergallo.
Com mais de 28 anos de experiência em alto rendimento, Martha construiu uma carreira de destaque internacional. Foi treinadora olímpica em três ciclos consecutivos, com resultados expressivos: dois ouros olímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2021), dois ouros pan-americanos (Lima 2019 e Santiago 2023) e presença em final olímpica em Paris 2024.
Licenciada e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduada em Gestão Esportiva pelo CAGE/COB e atualmente graduanda em Psicologia, Martha também possui sólida experiência em gestão, tendo atuado como Gestora Esportiva da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) (2022–2025) e, anteriormente, como Gerente de Vela Olímpica e Coordenadora de Vela Jovem da CBVela (2007–2012).
O retorno de Martha Rocha ao Clube dos Jangadeiros tem um significado especial. Ela começou a velejar no clube aos seis anos, inscrevendo-se sozinha na Escola de Vela, em uma tarde que brincava pelo Janga – uma decisão que, segundo ela, marcou o início de sua trajetória no esporte. “O Clube dos Jangadeiros sempre foi a minha casa. Foi aqui que aprendi tudo que o esporte representa para mim. Voltar agora, tantos anos depois, com a oportunidade de contribuir para o crescimento do Clube e das novas gerações, é uma felicidade imensa”, conta.
Após 11 anos morando no Rio de Janeiro devido à rotina de trabalho, Martha conta que a decisão de voltar a atuar em Porto Alegre veio naturalmente com o fim do ciclo olímpico de Paris. Ao retornar, reencontrou o Guaíba – o lugar onde aprendeu a velejar:
“A primeira coisa que fiz quando voltei foi botar o kite aqui no Guaíba, velejando no mesmo lugar onde aprendi. É uma felicidade extrema. Hoje minha filha vem comigo ao Clube, corre por aqui, nada na mesma piscina onde eu ficava o dia inteiro com as mãozinhas segurando na borda. É muito simbólico pra mim.”
Martha afirma que o esporte mudou muito desde que iniciou como atleta, e hoje a profissionalização é fundamental em todos os níveis – da base ao alto rendimento. “Nosso trabalho será dar as melhores condições para que os atletas se desenvolvam e o Jangadeiros continue formando talentos e inspirando novas conquistas”, destaca.
O Vice-Comodoro de Esportes, Edgar Hony Plentz, ressalta que a contratação representa um passo importante na estratégia de fortalecimento dos esportes do clube.
“O Jangadeiros tem uma história vitoriosa, com velejadores que já representaram o Brasil em nove Jogos Olímpicos. A contratação da Martha reforça nosso compromisso em manter o Clube em destaque no cenário esportivo, tanto nacional quanto internacional. Ela é uma profissional que, além de toda a experiência e conhecimento que possui, conhece profundamente a nossa cultura, o que acreditamos que será de grande valor para o Clube”, destaca Edgar.
Para Martha, o vínculo com o Jangadeiros vai além do esporte: “É muito bom estar de volta às origens. Aqui conheço cada pedra, cada história. E é essa conexão que faz o Jangadeiros ser tão especial.”




