Oficina para Cruzeiristas apresentou dicas de como evitar pragas em embarcações

Aula foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Escola de Vela Barra Limpa na última quarta-feira (17)

Foi realizada, na última quarta-feira (17), a primeira Oficina Online para Cruzeiristas do Clube dos Jangadeiros. Transmitida ao vivo pelo YouTube da Escola de Vela Barra Limpa, a aula, com o tema “Controle de pragas em embarcações – como proteger seu barco”, foi conduzida pela bióloga, diretora e responsável técnica da empresa Contrag, Virgínia Steiger.

A abertura do evento contou com a presença do Vice-Comodoro de Esportes, Carlos Humberto Goidanich. Em sua fala inicial, Goidanich destacou a trajetória de Virgínia, tanto na vela, onde é filha e neta de velejadores, quanto profissionalmente.

Durante a oficina, Virginia destacou que os barcos são “espaços confinados” para as pragas e, em épocas frias, como o típico inverno do Rio Grande do Sul, são espaços mais propícios para elas e traz um recado importante: “Não é encher de inseticida [o barco] que vai resolver o problema. Talvez [o uso excessivo de inseticida] nos traga outros problemas”, diz.

Entre as principais pragas, Virgínia destaca insetos como as aranhas, predadoras e excelentes caçadoras, sempre na caça de outros insetos – moscas, mosquitos, etc -, baratas, formigas, além das traças.

Como principais dicas de manutenção, para que os barcos não carreguem visitas indesejadas, Virgínia indica limpeza profunda nas embarcações, principalmente com uso de aspirador de pó, além de inseticidas de forma eventual, gel para baratas ou formigas, além de pesticidas com aromas cítricos – hortelã, alecrim, eucalipto, citronela. Durante a aula, foram respondidas algumas perguntas dos espectadores.

Você pode conferir a aula completa clicando aqui.