Em bate-papo na Escola de Vela Barra Limpa, Rodrigo Duarte destacou os desafios pessoais e profissionais de sua carreira, além de suas velejadas em barcos de monotipos e oceano.

O atleta olímpico Rodrigo Duarte, conhecido como Leiteiro, realizou uma palestra especial para os jovens velejadores do Clube dos Jangadeiros, na noite desta sexta-feira, 29 de março. A atividade aconteceu na sede da Escola de Vela Barra Limpa.

Acompanhado de Lucas Mazim, treinador da EVBL, Rodrigo falou sobre como conciliou sua vida de estudante universitário com as participações em campeonatos. “Para mim e para qualquer velejador, é um prazer dividir as experiências no mundo da vela. Esta oportunidade de orientar quem está começando é muito prazerosa, pois tento passar a importância de se dedicar ao que nós gostamos”, ressaltou Rodrigo, que participou das Olímpiadas de 2004, em Atenas, e 2008, em Pequim.

No bate-papo com os jovens atletas do Janga, o velejador também relembrou o início na classe 49er, a carreira olímpica ao lado de André Fonseca, conhecido como Bochecha, as curiosidades e histórias da sua vida na vela e as regatas na classe oceano.

“O Rodrigo foi uma das pessoas que me inspirou a velejar e tentar garantir bons resultados. Ele mostrar que o trabalho duro traz bons resultados é um grande exemplo para o pessoal da vela jovem”, ressaltou Lucas Mazim.

Em transição entre as classes Optimist para a RS:X, o velejador da EVBL, Pedro Gambino, destacou a troca de experiência que a palestra proporcionou com o atleta. “Acho importante essa conversa sobre a carreira do Leiteiro, pois ele tem muita experiência em diversas classes e pode nos ajudar a aprender cada vez mais”, disse.

A palestra fez parte de uma série de treinos realizados neste final de semana, no Clube dos Jangadeiros, dentro da programação da regata de monotipos.