Competição contou com a participação de nove duplas e continua até domingo (17). 

O Campeonato Sul Americano de 470 iniciou na ensolarada tarde desta quinta-feira, 14 de março, no Clube dos Jangadeiros. A competição iniciou com a cerimônia de abertura, próximo ao meio dia, na ilha do clube. Participaram da solenidade, o comodoro do CDJ, Pedro Pesce, o vice-comodoro administrativo, Luiz Fernando Schramm, o vice-comodoro de esportes, Mário Dubeux, e o vice-comodoro de desenvolvimento e marketing, Alexandre Gadret, juntamente dos velejadores, técnicos e convidados.

Cerimônia de abertura do campeonato. Foto: Claudio Bergman / Divulgação

“Foi um dia de vento oeste e uma variação grande de direção, fazendo com que a regata fosse difícil. E isso também refletiu nos resultados, com uma variação nas posições finais dos velejadores”, destacou Lucas Mazim, treinador das atletas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan.

Após uma reunião com a comissão de regatas, os velejadores partiram para a raia da Tristeza, onde foram realizadas as primeiras três regatas do dia. O vento oscilou entre os 8 e 12 nós, sendo um dos principais fatores para acirrar a disputa. A dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, do Clube dos Jangadeiros, aparece na terceira colocação da classificação geral. Já Geórgia e Amanda da Silva, também do Janga, estão na quinta posição, enquanto João Emílio Vasconcellos e Iam Paim estão em 9º lugar.

Confira abaixo a súmula parcial: