Velejadores iniciantes da Flotilha da Jangada recebem os barcos do projeto Jangadeiros/CBC
Entrega, realizada de forma individual e seguindo os protocolos de saúde, aconteceu neste final de semana, no Clube dos Jangadeiros.
Neste final de semana, 27 e 28 de junho, os velejadores iniciantes da Flotilha da Jangada, grupo de atletas da classe Optimist do Clube dos Jangadeiros, receberam os barcos e mastros do projeto Jangadeiros/CBC para os primeiros treinos nas águas do Guaíba.
Acompanhado dos pais, a entrega foi realizada de forma individualizada e seguindo os protocolos de saúde e medidas recomendadas no combate ao Coronavírus. Dessa forma, com horário marcado a fim de evitar aglomerações, cada um dos velejadores recebeu o seu veleiro em cerimônia conduzida pelo capitão da Flotilha da Jangada, Marcelo Dutra, e o treinador dos iniciantes, Guilherme Plentz.
“Para os iniciantes da flotilha, ter à sua disposição um projeto para o seu desenvolvimento próprio, bem como de fomento da vela de competição, permitindo a descoberta na base de novos valores para o esporte nacional e ao mesmo tempo que incentiva as crianças na pré-adolescência a praticar uma modalidade no seu início é muito positivo, importante e indispensável para um promissor futuro pessoal e esportivo para os seus praticantes no prosseguimento de suas vidas dentro e fora do mundo da vela de competição”, destacou o capitão da Flotilha da Jangada, Marcelo Dutra.
No sábado (27), foram concedidos os barcos para os velejadores Gustavo Coronel, com os pais Júlio e Isabel, em entrega realizada às 14h, e Uma Creixell, acompanhada dos pais Gustavo e Georgina, recepcionados às 15h. “Este projeto e a entrega dos barcos é importante para formalizar o momento e dar continuidade na prática de um esporte sadio, fortalecendo o vínculo do Gustavo com a vela. Com esse momento de pandemia, esta ocasião e o retorno dos treinos aos poucos acendem novamente o entusiasmo de todos para voltar a velejar”, disse Júlio Coronel.
Já no domingo (28), foi a vez dos velejadores Sofia Cerqueira (acompanhada dos pais Marcelo e Raquel), Fernanda Schramm (acompanhada dos pais Radamés e Rafaela) e Lucas Leal (acompanhado dos pais Eduardo e Andrea) receberem os seus barcos às 9h30, 10h30 e 11h30, respectivamente. Além da importância do de incentivo a vela promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o projeto dá continuidade aos pequenos velejadores que realizaram os cursos de vela da Escola de Vela Barra Limpa. Para isso, Georgina Rau, mãe da velejadora Uma Creixell, destaca a descoberta na vela e revela o entusiasmo da filha em praticar o esporte.
“Antes de conhecer a vela, a Uma experimentou uma série de atividades esportivas. Depois de realizar a Colônia de Férias da EVBL, ela se apaixonou e criou um vínculo com o esporte que diferenciou em relação aos demais, seja pela liberdade de estar na água, se conectar coma natureza, a integração com os outros velejadores, ou seja, um conjunto de fatores que contribuíram para isto. Ela tem muita força de vontade para aprender e melhorar em tudo que se propõe a fazer e está muito entusiasmada em seguir velejando, pois gosta muito desta vivência com os amigos, a vela e o Clube”, conta Georgina.