Vinte e oito barcos participaram do Velejaço de Primavera

Sempre animados e participativos, os cruzeiristas do Jangadeiros mais uma vez não decepcionaram e participaram em peso do Velejaço de Primavera no último sábado, dia 23 de novembro. Sem se importar com as cerca de 15 milhas que separam o Jangadeiros do Parque Estadual de Itapuã, 28 barcos rumaram para a Praia da Pedreira, acompanhados pelos funcionários do clube. A navegada durou quase cinco horas e exigiu bastante dos participantes, pois o vento passava dos 20 nós.

Mas valeu a pena. O local escolhido arrancou elogios de todos que por lá passaram. A turma pode se acomodar em uma área abrigada pelas árvores, abrir suas cadeiras, colocar o papo em dia e, em seguida, assistir a palestra do professor da Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Nelson Fontoura, que abordou temas como aquecimento global, ecologia e a formação geológica da região. “Foi muito interessante e esclarecedora, especialmente a parte sobre nosso lago Guaiba”, elogiou a associada Cleonice Bourscheid, que participou do evento na companhia de Aristoteles Bourscheid, comandante do Tanicts.

No fim da tarde, foi servido o churrasco preparado pelos funcionários do Jangadeiros e também foi realizada uma homenagem ao associado Luiz Fernando Schramm Pereira. “Mais uma vez, estava tudo ótimo. Agradeço aos amigos que participaram deste evento e peço que continuem nos apoiando”, ponderou o diretor de Cruzeiro, Pedro Boletto, que também agradeceu à Comodoria pelo incentivo ao grupo dos Cruzeiristas. “Com apoio da Comodoria, já estamos trabalhando na agenda para 2014, e posso adiantar que em março teremos um grande evento. Vem muito mais por aí”, destacou Boletto.

Veja as fotos do Velejaço de Primavera dos Cruzeiristas aqui.

Confira abaixo o relato do associado Antônio Joaquim Machado:

Num belíssimo fim-de-semana, uma flotilha de 28 barcos aportou no Parque de Itapuã, na Praia da Pedreira, para mais um evento dos Cruzeiristas do CDJ. Desde o pequeno Guapo (Mic 19’), conduzido em solitário pelo Comte Carlos, até o majestoso Racso todos enfrentaram ventos de até 30 nós para este encontro. Embora alguns estivessem um pouco cansados pela navegada um pouco dura, todos estavam felizes em desfrutar daquele lugar, tão agraciado pela natureza. A equipe de funcionários foi excelente, como sempre, fazendo o leva-e-trás dos barcos ao trapiche, salvando embarcação avariada, e preparando um churrasco maravilhoso. Aliás, o churrasco foi muito bem elaborado pelo Chef Rogério Faz-Tudo, como tem sido a tônica dos últimos eventos. Seu fiel escudeiro Marcelo teve de ausentar-se para socorrer um veleiro com problemas junto ao Morro do Côco, mas voltou com o barco rebocado a tempo de ainda saborerar o “almojanta”.

O Professor Nelson Fontoura nos proporcionou uma interessante palestra sobre a formação geológica da região e o Diretor Mâncio nos apresentou a nova dinâmica que pretende implementar na administração do Parque de Itapuã, nos acenando com a possibilidade de um maior intercâmbio com a comunidade náutica. Além disso, o nosso prezado Comte Luiz Fernando “Graxaim”, decano dos Cruzeiristas, foi merecidamente homenageado com uma placa, dizendo da admiração e apreço que nós velejadores temos por ele.

Enfim, foi mais uma bem sucedida iniciativa da Diretoria de Oceano, que tem estado bem ativa nesta Comodoria, para gáudio de todos nós.