XXIV Troféu Cayru começa amanhã com as regatas longas

É chegada a hora para o início do XXIV Troféu Cayru de Oceano, com as regatas longas para as classes ORC e RGS, a Regata Solitário e também o Fita Azul, onde participam também os barcos que não são medidos e aquele que cruzar a chegada primeiro leva o Troféu Bico de Proa. Sobre as expectativas para a competição, Rodrigo Castro, Diretor de Vela de Oceano, ressalta a competitividade da classe ORC, onde vai disputar as regatas, e também aponta as diversas competições da classe no final de ano. “São várias oportunidades para se velejar de oceano, primeiro tem o Cayru, depois mais um final de semana do Estadual, além claro, das Regatas de Aniversário”, completa o diretor.

A competição será válida pelo Campeonato Estadual de Oceano e também marca a volta da ORC Internacional, classe que vem crescendo nos últimos anos e contará com cerca de oito barcos na disputa. Quando perguntado sobre o que definiria a regata, Rodrigo Castro cita a tática como um dos principais elementos para fazer uma boa velejada nesse sábado. “É uma regata longa em que o vento está marcando de oeste para sudoeste, ou seja,  quem aproveitar melhor essas rondadas de vento vai conseguir uma boa vantagem”, destaca.

Rodrigo irá competir com seu barco Magia Black, quase com a mesma tripulação que conquistou o Troféu Cayru em 2011, na época com o Magia, na classe RGS. A mudança para a classe ORC teve estreia no Circuito Conesul, na largada no Troféu Seival. As trocas que acontecem entre as classes, segundo o diretor, serve para “movimentar os barcos e trazer mais velejadores para a raia, para que possam se aventurar a experimentar o mundo das regatas”. O diretor não fala em favoritos, mas sim, que todo sempre tem chance de surpreender e que a regata pode ser decidida em segundos, devido a grande competitividade.

A largada das regatas longas do XXIV Troféu Cayru acontece amanhã, ao meio-dia, em frente ao acesso ao clube. A competição segue com a tradicional Volta na Ilha das Pombas e tem chegada prevista na Ponta Grossa, com um percurso estimado em 36,2 milhas para as classes ORC e RGS.