Confira os dados da gestão do clube no ano de 2022

Relatório foi apresentado aos associados do Jangadeiros, assim como ao Conselho Deliberativo

Durante a reunião do Conselho Deliberativo do Clube dos Jangadeiros, na última segunda-feira (5), a Comodoria da 2021/2023 apresentou o relatório de gestão de 2022 e do primeiro trimestre de 2023. O mesmo documento foi apresentado aos associados do clube na semana passada. A apresentação do relatório foi conduzida pelos ex-Vice-Comodoros do Jangadeiros.

Um dos primeiros itens a ser relatado no documento é o número absoluto de sócios do clube. Ao final de 2022, o Clube dos Jangadeiros contava com 1.035 sócios ativos, divididos nas categorias Proprietário-Ilha, Contribuinte, Aspirante, Proprietário, Jubilados sem título, Honorários e Filhotes. Falando em Jubilados, o Jangadeiros conta com 316 sócios nesta condição, sendo 279 ainda com títulos frente aos 37 que não possuem. Destes 316 Jubilados, 17% contam com embarcações no clube, assim ainda contribuindo economicamente.

Também foram apresentados dados sobre a queda no número de dependentes, o número de convites utilizados pelos sócios em 2022, assim como a capacidade física do Jangadeiros, tanto nos trapiches quanto nas áreas de monotipos, bem como armários para locação, carretas e tratores, além das fontes de renda do Jangadeiros e números de reclamações na Ouvidoria do clube durante o período.

O ex-Vice-Comodoro Administrativo, Luiz Fernando Schramm, apresentou os últimos movimentos enquanto esteve no cargo. Além do quadro de funcionários, Schramm ressaltou a renovação do contrato da empresa de auditoria Barbizan Auditores, além da implantação do sistema de fechamento de boletos mensais aos associados, assim como pagamento via Pix.

A continuidade do contrato com a empresa de segurança que atua na entrada do clube, assim como treinamentos com os funcionários da portaria e os guardas noturnos é um dos destaques do relatório. O documento aponta ainda a realização de melhorias no sistema de banco de dados, a continuidade e aprimoramento do sistema de controladoria do clube, além de regulamentos sobre a estrutura do Jangadeiros, bem como os voltados aos associados, visitantes e convidados e funcionários do clube.

São destaques no relatório, também, a locação dos espaços para os eventos, contratos de locação no Porto, convênios com os clubes coirmãos, tecnologia da informação, com a ampliação da estrutura de wi-fi, o Portal do Associado, o arquivo morto, o Memorial do Clube dos Jangadeiros e o sistema de acesso ao clube.

Carlos Humberto Goidanich, ex-Vice-Comodoro de Esportes, apresentou os dados e resultados das participações do Jangadeiros em competições nacionais e internacionais. Em 2022, como consta no relatório, foram 53 eventos e 189 participações. Goidanich falou ainda durante a reunião do Ato Convocatório 09, no qual o Clube dos Jangadeiros participou e, assim, recebeu materiais para o desenvolvimento de atividades e atletas do clube.

Nas flotilhas, o documento mostra que a Optimist teve um grande crescimento em 2022 e atualmente há mais atletas que no ano passado. Enquanto a Vela Jovem (ILCA e 29er), teve queda no número de tripulações da 29er, com duas ativas. Ainda assim, a classe ILCA (7, 6 e 4), com seus 12 velejadores na ILCA 6, teve participação expressiva no cenário nacional. A flotilha de iQFoil se mantém estável.

O relatório mostra ainda a reorganização da Escola de Vela Barra Limpa (EVBL), com resultados além das expectativas para 2022, a inauguração da quadra de Beach Tennis, bem como a reativação dos eventos aos Cruzeiristas, como a Regata da Lua Cheia. Assim como os eventos comemorativos, como o ato cívico, com o fogo simbólico da pátria, o Desfile Náutico da Independência, a cerimônia ao Dia do Marinheiro e Homenagem ao Almirante Tamandaré e a Campanha Solidária de Natal.

A Vice-Comodoria de Esportes também foi responsável pela diretoria do Porto. Destaque para o processo para a legalização da dragagem do canal de acesso, quando o Clube dos Jangadeiros obteve a licença emergencial no final de 2022. Durante o período, foi dada uma atenção especial aos botes infláveis do clube, tanto nas borrachas quanto nos motores. O relatório mostra as melhorias realizadas nos infláveis.

Ex-Vice-Comodoro de Obras e Patrimônio, Antônio Joaquim Machado apresentou as melhorias realizadas durante o período. No continente, estão a recuperação do antigo prédio de almoxarifado, com a troca do telhado e a criação de três novas salas para locação, reformas no refeitório e no vestiário dos funcionários, a nova sala da Comodoria, a nova portaria junto a ponte, com a implantação do sistema de catracas, a construção da nova sala da Administração do clube e a montagem do Memorial do Clube dos Jangadeiros – Sala Cláudio Aydos.

Na Ilha dos Jangadeiros, Joaquim destacou a instalação de novas luminárias nas churrasqueiras descobertas e as da Ala Sul da ilha, além do reforço na iluminação da ponte e nas vias de acesso. Houve também o conserto e remanejo da rede de abastecimento de água para as instalações da ilha e a colocação de hidrômetro na rede de abastecimento de água para controle de novos vazamentos, além da troca do toldo do deck e da caixa d’água do Restaurante da Ilha com aumento da capacidade de armazenamento para 4.000 litros.

Na área de embarcações, durante o período, houve a instalação de luminárias na quadra de Beach Tennis, a troca do telhado da EVBL, além de uma nova mobília para a escola. Também houve melhorias nas salas da Secretaria Esportiva e da Comissão de Regatas, além da inauguração da Sala Nando Krahe, no pavilhão de monotipos, área que passou pela ampliação do telhado para guardar mais barcos. Entre outros destaques, há a ampliação da rampa de acesso aos praticantes de kitesurf e demais esportes.

O ex-Vice-Comodoro de Comunicação e Marketing, Alexandre Gadret, destacou os eventos culturais do clube. Entre eles, o livro de 80 anos do Clube dos Jangadeiros, contando a história da entidade. O lançamento ocorreu em agosto do ano passado. Também ressaltou os eventos sociais, como o Janga Music, Festa Junina, Aniversário do clube e o suporte aos eventos náuticos.

Gadret destacou ainda o trabalho da Camejo Comunicação com relação às redes sociais do clube, bem como a cobertura de eventos como Copa Cidade e Troféu Cayru, além das regatas de monotipos da FEVERS. Foram apresentados os números nas redes onde o Jangadeiros está presente, além das criações de materiais para as mídias sociais, bem como a Jangada News, newsletter semanal do clube, e o disparo de notícias pelo WhatsApp.

A gestão 2021/2023 encerra o documento desejando um crescimento sólido e sadio, garantindo longevidade ao Clube dos Jangadeiros.

Confira aqui o relatório completo de 2022 do Clube dos Jangadeiros