Dupla do Clube dos Jangadeiros garantiu feito na classe 470 após fechar entre as dez melhores no Mundial da classe no Japão.

Após se garantirem entre as dez melhores no Mundial de 470, as atletas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, do Clube dos Jangadeiros, conquistaram nesta quinta-feira, dia 08, a vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020.

A conquista se concretizou no penúltimo dia do Mundial, que contou com a realização das últimas três regatas classificatórias. Com destaque para a vitória na nona regata, Fernanda e Ana se garantiram na medal race – regata da medalha, última prova da competição-, e conquistou uma das seis vagas em aberto para as Olimpíadas.

Na medal race, realizada nesta sexta-feira, 09 de agosto, a dupla fechou a regata na segunda colocação e encerrou o campeonato na oitava posição na classificação geral. Esta será a sexta participação de Fernanda Oliveira nos Jogos Olímpicos. A atleta esteve nas edições de Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, com destaque para a conquista da medalha de bronze em 2008. Com a vaga em Tóquio 2020, Ana Barbachan disputará sua terceira Olimpíada ao lado de Fernanda, com quem já participou em Londres 2012 e Rio 2016.

Em 2019, Fernanda e Ana conquistaram a medalha de bronze na etapa da Copa do Mundo de Miami, o 5º lugar no Norte-Americano de 470, o vice-campeonato Sul-Americano da classe e o título na categoria feminina na competição, que foi realizada no Jangadeiros, e a medalha de ouro na etapa da Itália da Copa do Mundo de Vela.