Velejadoras olímpicas participarão do Campeonato Sul-Americano de 470, em Porto Alegre, e do Troféu Princesa Sofia, na Espanha.

O ano começou com bons ventos para a dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, do Clube dos Jangadeiros. Depois de conquistar a medalha de bronze na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela e o 5º lugar no Norte-Americano de 470, as atletas olímpicas seguem em treino intensivo para as próximas competições da classe.

“Estamos felizes com o início da temporada. Foram dois grandes resultados em Miami e, nestas regatas, encontramos a maior parte das nossas fortes adversárias nas competições. Agora o objetivo é seguir forte nos treinos”, destacou Fernanda Oliveira.

A sequência forte de treinos nas águas do Guaíba refletem o comprometimento e determinação da dupla para as próximas competições do ano. Entre os dias 14 e 17 de março, Fernanda e Ana disputam o Campeonato Sul-Americano de 470, que será realizado no Clube dos Jangadeiros.

Além de velejar em casa, as atletas competirão com foco total para melhorar aspectos das outras competições.
“Participar do Campeonato Sul-Americano vai ser um bom para treinarmos para o início das competições da temporada europeia. Assim, além dos treinos, seguimos pontuando os aspectos da etapa de Miami para melhorar cada vez mais”, revelou Ana Barbachan.

Após a participação no Sul-Americano, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan disputarão o tradicional Troféu Princesa Sofia em abril, em Palma de Mallorca, na Espanha. A competição abre a temporada europeia e a expectativa é que haja grande participação nas raias espanholas. Como já participaram de edições anteriores do Troféu, o ambiente é um dos lugares onde a dupla gosta de velejar.

“Por ser o primeiro evento da Europa no ano, é uma competição muita prestigiada por vários países. Logo, o número de barcos na raia será bem interessante e será um campeonato para melhorar ainda mais nossos aspectos técnicos”, disse Fernanda. “É uma competição para começarmos a temporada europeia, pois após isso virá uma sequência forte que culminará no Mundial no Japão, em agosto”, completa Ana.

Próximas competições
14 a 17 de março – Campeonato Sul-Americano de 470 (Clube dos Jangadeiros, Porto Alegre).
29 de março a 06 de abril – Troféu Princesa Sofia (Palma de Mallorca, Espanha).