JANGA NEWS – ED 18 – 2024

Atualização sobre a situação do clube em relação às enchentes no RS

O Clube dos Jangadeiros segue atento e monitora a cheia do Guaíba. Por medida de segurança, foi desligado o fornecimento de luz em toda a área.

Nesta quinta-feira (2), o Clube cedeu uma embarcação com funcionário para atuar junto ao Corpo de Bombeiros, de maneira voluntária, no socorro às famílias que moram nas ilhas.

O Jangadeiros lamenta o episódio, sobretudo as perdas humanas no Estado. Se você ou algum familiar está em situação de risco, contate imediatamente a Defesa Civil pelo telefone (51) 3221.7098.

Atividades esportivas são canceladas

As regatas de monotipos da FEVERS que ocorreriam sábado (4) e domingo (5) no Clube dos Jangadeiros foram canceladas em função das chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. A Escola de Vela Barra Limpa também cancelou todas as suas atividades até o dia 5 de maio. 

A partir do dia 6, a Escola volta com horário integral na secretaria, que passará a funcionar de terças a sextas das 9h às 12h e das 13h30min às 18h. Aos sábados e domingos, das 8h30min às 12h e 13h30min às 17h30min. 

 

 

“O Jangadeiros me fez ser o velejador que sou hoje”, diz Gabriel Simões, o representante do Janga em Paris 2024

Gabriel Simões, de 21 anos, confirmou vaga olímpica na semana passada e representará o Clube dos Jangadeiros e o Brasil em Paris 2024 ao lado de Marco Grael na classe 49er. De volta a Porto Alegre depois da competição em Hyères, na França, ele conversou com o Janga News sobre a experiência da classificação.

Qual é a sensação de conseguir a vaga olímpica?

A sensação é de dar um grande passo na vida de um atleta. É um dos maiores sonhos de quem está nessa busca, de quem está ali batalhando, de quem está buscando esse patamar. É uma felicidade muito grande ter essa conquista, essa oportunidade. E ansioso, porque falta pouco tempo para os Jogos. Tenho certeza de que vamos fazer a nossa maior preparação e dar o nosso melhor lá.

Qual será o objetivo de vocês em Paris?

Nosso objetivo dentro dos Jogos de Paris 2024 vai ser conseguir fazer um campeonato tranquilo, um campeonato parecido com essa nossa classificatória agora, na França, e conseguir velejar de cabeça tranquila. Conseguir fazer o que sabemos, o que treinamos. Com tudo dando certo, podermos disputar uma medalha, brigar pelos 10 primeiros lá no campeonato. Qualquer coisa que vier, com certeza vai ser muito lucro e muita experiência pra mim. Realmente, o nosso maior objetivo é dar o nosso melhor e ver até onde isso nos leva.

Como o Jangadeiros te ajudou neste caminho até a vaga?

O Jangadeiros esteve comigo desde a minha formação, então é de certa forma quem me fez chegar aqui hoje, quem me fez ser o velejador que eu sou hoje. Mesmo com esse distanciamento agora comigo treinando no Rio, correndo os campeonatos lá fora, o clube ainda se mostra presente, torcendo por mim e me apoiando da forma como é possível para facilitar um pouco a conquista e a chegada nesse sonho que passei batalhando tanto.

Como tem funcionado a tua parceria com o Marco Grael?

O Marco comigo, de dupla, foi um match muito bom. Foi uma oportunidade muito importante que eu conquistei de poder velejar com ele. Desde que começamos no ano passado, em janeiro, tive muitos aprendizados na minha carreira da vela. E isso só veio me trazendo mais e mais conquistas e vontade de crescer. Temos conseguido nos entender e fazer com que a dupla dê certo dentro desses momentos de estresse, de competição, então acredito que vamos ter ainda uma boa chance de mostrar nossa parceria nessa Olimpíada de Paris.

 

Dupla do Jangadeiros conquista o Sul-Brasileiro de 29er

O Clube dos Jangadeiros recebeu, no último final de semana de abril, a terceira edição do Campeonato Sul-Brasileiro de 29er, e a taça ficou em casa.

A dupla formada por Lucas Rech Geyer e Lucas Seelig Althaus venceu quatro das oito regatas e ficou com o título geral, além do primeiro lugar open sub-19.

O campeonato teve oito regatas ao total, sete delas neste domingo (28), três pela manhã e quatro à tarde. 

O Jangadeiros tem o apoio da Confederação Brasileira de Clubes.

Vencedores por categoria:

Geral – Lucas Geyer e Lucas Althaus (CDJ)

Open sub-16 – Leonardo Anzolch e João Pedro Caminha (CDJ/VDS)

Open sub-19 – Lucas Geyer e Lucas Althaus (CDJ)

Open sub-21 – Lorenzo Balestrin e Pedro Bretemitz (CDJ)

Feminino sub-16 – Ana Clara Carlin e Anne Scampini (ICSC)

Feminino sub-19 – Heloisa Ruschel e Isabella Zorzi (VDS)

Confira aqui todos os resultados.

 

Flotilha do Janga na Bahia

A Flotilha da Jangada está representada pelos seus 16 velejadores na Seletiva de Optimist 2024 e no 50° Campeonato Norte-Nordeste, que ocorrem em Salvador, na Bahia, entre os dias 1° e 5 de maio. Ao todo, são 150 competidores. Os atletas do Janga são treinados por Gabriel Kieling e Ana Luiza Barbachan.

Velejadores em Jangadeiros na Bahia:

Alexandre Yllana Hecher

Anne Rodrigues De Oliveira

Eric Tapia De Souza Pereira

Fernanda Schramm

Francisco Schmidt Rosito

Greta Dal Ben Raya

Marina Rosito

Matias Papanicolau

Miguel Cuchiara

Pedro Creixell

Pedro Crespo

Pedro Szabo

Roberta de Oliveira Horn

Rodrigo L. Zambelli Cerqueira

Sofia L. Zambelli Cerqueira

Uma Creixell