Clube dos Jangadeiros, ainda sem a ilha, foi destaque em anúncio da revista Manchete, em agosto de 1961.

O ano era 1961. A página 47 da 487ª edição da Revista Manchete, lançada no dia 19 de agosto, trazia o anúncio do rádio Translider, da marca Teleunião. O que mais chama a atenção em sua propaganda é a aparição do Clube dos Jangadeiros, ainda sem a ilha, como fundo.

“Liderança, estilo e música”, era o bordão do anúncio que mostrava uma família escutando o rádio em frente ao Guaíba, onde nos dias de hoje se encontra, a direita, a entrada para a ponte que dá acesso à Ilha dos Jangadeiros. Quatro barcos aproximando-se do trapiche e outros dois atracados podem ser vistos ao fundo, próximos às bandeiras tremulando.

A visão que a propaganda buscou para refletir o seu produto é até hoje um dos principais pontos para registro de belas imagens de quem visita o Jangadeiros. A fabricante do rádio Translider, a Teleunião S.A. Industria de rádios e televisão, ficava na Rua Voluntários da Pátria, 3811, no centro de Porto Alegre. A empresa gaúcha foi responsável, durante algumas décadas, pela produção de centenas de rádios e televisores.

A capa desta edição trazia como título principal a frase “Revolução no cinema brasileiro”, ilustrada com a foto da atriz Elizabeth Gasper. Logo abaixo, outra manchete: “Uma Águia no Cosmos”, com uma matéria referente ao cosmonauta soviético Gherman Stepanovich Titov. Além disso, algumas outras matérias são destaque da publicação, tais como “A Marinha constrói navios para o Brasil”, “O cêsto do Nordeste está vazio” e “Um homem triste que faz rir e pensar”.

Ficou curioso para conferir? Então clique aqui e confira na íntegra a edição 487 da Revista Manchete!